Publicada em 07 de Abril de 2016 �s 16h37
Quinze reeducandos da Penitenciária Vereda Grande, em Floriano, receberam, nesta quinta-feira (7), os certificados do curso de Pizzaiolo, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e desenvolvido por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Além de entregar os certificados, a Secretaria de Justiça do Piauí inaugurou um consultório odontológico, um banheiro, um centro de treinamento de agentes penitenciários e reformas no setor de administração da unidade.
Interno da Penitenciária Vereda Grande, Francisco Tiago, um dos que receberam o certificado do Pronatec, fala de seus planos para o futuro. “Assim que cumprir minha pena, pretendo abrir uma pizzaria no município de Regeneração. O curso de Pizzaiolo me deu uma nova chance e não vou desperdiçá-la”, diz. Cerca de 500 pessoas privadas de liberdade no sistema prisional do Piauí já foram ou estão sendo beneficiadas por cursos profissionalizantes executados nas unidades penitenciárias do Estado.
O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, comenta que as melhorias nas unidades prisionais fortalecem a política de humanização e ressocialização do sistema penitenciário. “Paralelo às melhorias, estamos oferecendo capacitação aos agentes, além do desenvolvimento de programas e projetos voltado à educação e preparação dos reeducandos para o mercado de trabalho, ampliando as ações de humanização, portanto, e dando a essas pessoas a oportunidade de mudar suas vidas”, frisa.
Unidos vencem o Campeonato Vereda Grande de Futsal
Pelo placar de 4 a 3, o time do Unidos venceu os Guerreiros da Luz na final do Campeonato de Futsal de Vereda Grande, com times formados pelo internos da unidade. No total, 90 reeducandos disputaram o torneio realizado trimestralmente. O secretário Daniel Oliveira deu o pontapé da partida.
O reeducando Jarbas Ferreira, que disputou a final do campeonato, destaca que a prática esportiva auxilia na disciplina. “Ajuda no nosso comportamento e nos permite um pouco de entretenimento. Sempre participo das competições”, destaca.
O gerente da Penitenciária Vereda Grande, Defran Rodrigues, diz que o esporte vem contribuindo bastante dentro da penitenciária. "Nossa meta é expandir essas competições no intuito de fortalecer nossas ações de ressocialização”.
O Campeonato de Vereda Grande, que ocorre na quadra da própria penitenciária, foi realizado em cinco rodadas, com pontos corridos, de onde saíram quatro semifinalistas. Foram premiados o time campeão e o vice-campeão, artilheiro, melhor jogador e jogador mais disciplinado.