Agentes penitenciários abortaram a sétima tentativa de fuga registrada este ano na Penitenciária Mista de Parnaíba, Litoral do Piauí. Desta vez, três presos quebraram os cadeados da ala seis e foram flagrados no teto, por volta das 20h dessa quinta-feira (11).
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, os presos utilizaram a tela de proteção para subir no telhado da penitenciária, que é de madeira e telha, facilitando assim a fuga.
"Mais uma vez os agentes conseguiram recapturar os detentos antes deles fugirem. No entanto, é lamentável que a própria estrutura do local favoreça as tentativas de fuga, já que o prédio era uma Mercado Velho e foi improvisado para ser um presídio. Outro problema detectado são as paredes feitas de tijolos, fáceis de serem perfuradas", comentou.
No sábado (6), um preso também foi flagrado no telhado da unidade e recapturado pelos agentes. A Penitenciária Mista de Parnaíba foi criada em 1990 para capacidade de 157 vagas, mas atualmente abriga 475 presos.
Nota
A Secretaria de Estado de Justiça do Piauí (Sejus) informou que está realizando reforma geral na Penitenciária Mista de Parnaíba, bem como intensificando as ações de contenção e prevenção de problemas nesta e nas demais unidades prisionais do estado, o que tem resultado, inclusive, na contenção de tentativas de fugas, como ocorreu em Parnaíba, e na recaptura de foragidos.