Publicada em 17 de Novembro de 2012 �s 09h35
A Secretaria Estadual de Justiça acredita na valorização da educação como forma de ressocializar e através do ensino oferece aos reeducandos a oportunidade para uma nova expectativa de vida. Por isso, será aplicado nos dias 4 e 5 de dezembro nas unidades prisionais piauiense o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Este ano são 47 inscritos, sendo onze da Penitenciária Feminina de Teresina, sete na Penitenciária Feminina de Picos, 17 da Penitenciária Regional José de Deus Barros em Picos e doze da Penitenciária Regional Gonçalo de Castro Lima (Vereda Grande) em Floriano.
O Enem realizado nos presídios ocorre em datas diferentes dos alunos em liberdade por se tratar de um edital específico para as pessoas sob custódia. Os internos inscritos serão avaliados nas áreas de: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Os detentos vão fazer as provas em suas respectivas unidades prisionais no horário de 14h as 18h. As regras para a participação dos presos no exame são as mesmas que se aplicam aos candidatos fora do sistema penal. A divulgação do resultado será dia 28 de dezembro.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação, os aprovados, além da certificação de conclusão do Ensino Médio, poderão concorrer a vagas em universidades e em programas governamentais.