Um detento identificado como Israel Jorge Leite, 26 anos, morreu após sofrer várias perfurações no corpo durante banho de sol neste sábado (14) na Casa de Custódia em Teresina. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), o preso chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no hospital.
"O policial militar, que vigia a parte superior do presídio, percebeu a movimentação no pátio e acionou os agentes plantonistas. Eles invadiram o local, mas o detento tinha sido perfurado. É estranho e não sabemos a motivação do crime, porque ele foi transferido há três dias para a Casa de Custódia", contou Vilobaldo Carvalho, presidente do Sinpoljuspi.
Vergalhão foi encontrado pelos agentes após o preso sofrer perfurações (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)
Israel Jorge Leite é natural de São Paulo e cumpria pena por assalto com arma de fogo. Ele foi transferido da Casa de Detenção de São Raimundo Nonato para a Casa de Custódia em Teresina na quinta-feira (12).
Para o presidente do sindicato, a Polícia Civil deve esclarecer se houve alguma briga, se o detento estava sendo ameaçado ou tinha inimigos na penitenciária. Ele destacou que há três meses o presídio não passa por vistorias e da superlotação no pavilhão onde o preso estava. Com capacidade para 60 vagas, o pavilhão aloja 270 detentos.
TERESINA