A Inglaterra perdeu do Uruguai por 2 a 1 em partida disputada no Itaquerão, em São Paulo
A saída precoce da Inglaterra da Copa do Mundo, com a derrota para o Uruguai na última quinta-feira, pode custar US$ 510 milhões à economia britânica (300 milhões de libras), segundo estimativas de economistas em reportagem publicada neste domingo pelo “Sunday Times”.
O montante se refere às cervejas que deixam de ser consumida, à carne que deixa de ser vendida para os churrascos, aos anúncios que deixam de ser veiculados na televisão e às camisas oficiais da seleção de Roy Rodgson que criar poeira nas prateleiras das lojas de esporte.
Imagem: O GloboA Inglaterra perdeu do Uruguai por 2 a 1 em partida disputada no Itaquerão, em São Paulo
Estimativa feita antes da Copa pelo site VoucherCodes.co.uk apontava que cada gol feito pela equipe inglesa significaria um impulso de 200 milhões de libras na indústria de turismo e no varejo (cerca de US$ 340 milhões). Além disso, os consumidores gastariam o equivalente a 1 bilhão de libras (ou US$ 1,7 bilhão) se a Inglaterra passasse da primeira fase do Mundial.
Reportagem feita pelo “The Guardian” aponta que o varejo ligado a esportes já estava faturando com a competição. Dados do Escritório Nacional de Estatísticas (o IBGE inglês) apontaram que as vendas nesse segmento no mês de maio foi quase 30% superior ao de igual período do ano passado.
— A saída da Inglaterra é defitivamente uma má notícia para os varejistas. Isso terá um impacto notável no comportamento do consumidor e devem ser lançadas muitas promoções — disse ao “The Guardian” o analista da consultoria de varejo Kantail Bryan Roberts.
Não só no varejo de esportes a Copa vinha sendo benéfica para os negócios: a rede de departamentos John Lewis registrou forte aumento da demanda por TVs enquanto o supermercado Waitrose teve alta de 50% nas vendas de cerveja e dobrou as vendas de carne para churrasco.
— A derrota devastadora da Inglaterra para o Uruguai cortou o coração de milhões de fãs e certamente desapontou nossa indústria de turismo e varejo também — afirmou ao “The Guardian” a diretora-gerente do VoucherCodes.co.uk, Claire Davenport.
Com a justificativa de proteger a ind?stria nacional e aumentar a arrecada??o, o governo de Luiz In?cio Lula da Silva pretende adotar medidas que podem deixar as compras...