O deputado Robert Rios (PDT) enalteceu a atuação do deputado federal Marcelo Castro à frente do Ministério da Saúde, embora tenha sido muito criticado pela grande mídia nacional. Ele disse que em apenas sete meses o ministro piauiense trouxe para o Estado mais recursos que toda a bancada federal em forma de emendas parlamentares. Foram mais de 500 milhões, beneficiando diretamente mais de 100 municípios - salientou
Robert Rios destacou que em cinco anos os recursos que Marcelo Castro conseguiu para o Piauí representaram o mesmo valor do empréstimo que o Estado contraiu junto ao Banco Mundial. Isso porque parte desses recursos serão permanentes. Ele chegou a criticar o próprio partido de Marcelo Castro, o PMDB, que não teve o cuidado de reconhecer publicamente a importância de sua passagem pelo Ministério da Saúde.
O deputado Luciano Nunes (PSDB) parabenizou o orador pela lembrança que ele teve de destacar o trabalho de Marcelo Castro, um ministro que recebeu a todos os que o procuraram, sem distinção. Ele considerou que a passagem de Marcelo Castro pelo Ministério da Saúde representou um marco para o Piauí.
Também o deputado Severo Eulálio (PMDB) ofereceu aparte reconhecendo os benefícios que a passagem de Marcelo pelo Ministério da Saúde trouxe para os municípios piauienses, entre eles Picos, um dos mais contemplados. O deputado João Madison (PMDB) agradeceu a Robert Rios pelo reconhecimento ao trabalho de Marcelo no Ministério da Saúde. Ele pediu ao colega Júlio Arcoverde que estimule o senador Ciro Nogueira, que indicou o novo ministro da Saúde, a ajudar o Estado do Piauí.
O deputado Dr. Pessoa (PSD) observou o comportamento do orador, sempre sincero em seus pronunciamentos, pois, mesmo sendo oposição, sabe reconhecer as boas ações da queles que pertencem a outros partidos e até do governador Wellington Dias. Ele lamentou que o reconhecimento público pelo trabalho de Marcelo Castro não tenha partido do PMDB.
Para o deputado Cícero Magalhães (PT) cabe agora ao senador Ciro Nogueira (PP) lutar para conseguir recursos para o Piauí, através dos ministros que ele indicou, já que não há nenhum piauiense. O deputado Júlio Arcoverde defendeu Ciro Nogueira, lembrando ao colega Cícero Magalhães os recursos que ele conseguiu para o Estado, mesmo nos governos petistas e em especial para Teresina.
O deputado Robert Rios concluiu seu pronunciamento observando que o senador Ciro Nogueira é o único representante piauiense no Senado ligado ao governo, assim como o deputado federal Heráclito Fortes, os quais têm o dever de lutar para que o Piauí seja lembrado pelos ministros mais compromissados com o sul do país.