O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (PMDB), recebeu hoje (26) representantes do Sindicato dos Servidores do Detran-PI. Eles participaram de reunião juntamente com os deputados Antonio Félix (PSD) e Ismar Marques (PSDB) para tratar do projeto de Lei que chegou a Casa e que prevê reajuste salarial e enquadramento dos servidores do órgão.
A reunião teve como foco ouvir as reclamações dos servidores que não concordam com o que está proposto no projeto encaminhado pelo governador. Na reunião, que durou cerca de 40 minutos, foram apresentados os pontos levantados pelos sindicalistas e que foram ouvidos atentamente pelo presidente e demais deputados.
Uma das questões levantadas foi o fato de que o maior percentual de reajuste será dado apenas no final do ano de 2016. Eles querem a inversão da tabela de modo que os maiores percentuais sejam estabelecidos já no começo da execução do projeto. Pela proposta do Governo o aumento será gradual, sendo concluído em novembro de 2016, quando o salário dos servidores do Detran será reajustado em 30%.
Themístocles Filho explicou que o projeto seguirá para as comissões técnicas onde será designado um relator. “Então a Assembleia vai promover esse diálogo com o Executivo. Vocês encaminham para a Casa um documento constando ponto a ponto aquilo que não concordam e as sugestões para melhorar o plano, aí temos que fazer essa análise e intermediar um acordo pra conciliar o interesse dos servidores e as condições financeiras do Estado”, explicou o presidente. Os servidores têm até a próxima terça-feira (3) para encaminhar o documento à Assembleia.