Com o objetivo de enfrentar o uso de drogas psicoativas ilícitas nas escolas públicas do Piauí, o Dr. Hélio (PTB) apresentou ontem (18) o Indicativo de Projeto de Lei nº 19, para prevenir essa prática e enfrentar o problema de forma mais prática.
Atualmente, o Plano de Educação do Estado, de 2015 a 2024, já menciona a questão somado à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no currículo escolar da Rede Estadual de Ensino do Estado do Piauí.
Na proposta o parlamentar informa que “a inserção do tema nos programas educacionais deverá ser vinculado nas mídias estaduais, em benefício da educação dos piauienses”.
O conteúdo será destinado aos estudantes do ensino fundamental a partir do 8º ano e, para aqueles que não fizeram o ensino fundamental serão destinados no 1º ano do ensino médio. Esse plano deverá atender, ainda, os estudantes nas disciplinas de Ciências ou Biologia do ensino médio e de Educação Física.
Está previsto no artigo 2º que os meios de comunicação serão obrigados a discutir e abordar os assuntos referentes ao combate e a prevenção do uso de drogas psicoativas para alertar os jovens os efeitos e consequências psicológicas.
Entre outros pontos, deverão ser abordados através da mídia os tipos de consumo de drogas, a prevenção, a legislação e os benefícios da prevenção em todo o Piauí. Também o uso do álcool e automedicação serão mostrados através dos meios de comunicação.
Emerson Brandão - Edição: Caio Bruno