Para comemorar o dia do delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí, que deverá ser comemorado no dia 3 de dezembro, a deputada Margarete Coelho (PP) teve um projeto de lei de sua autoria aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), semana passada, que agora segue para votação em plenário da Assembleia Legislativa.
Segundo a parlamentar, o Estado do Piauí está entre os últimos Estados da Federação a editar uma Lei que discipline o dia específico para a profissão. “O presente projeto exterioriza um anseio antigo dos delegados que integram a Polícia Judicia´ria deste Estado, conferindo-lhe o devido reconhecimento pelos importantes trabalhos prestados à população de nosso Estado, o que justificaria a comemoração da data pela sociedade piauienses à categoria”, enfatizou.
Caso sancionada pelo governador do Piauí, Wilson Martins, a lei poderá ser considerada como um instrumento do legislativo estadual no reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Polícia Civil piauiense, que implica, segundo a autora do projeto, principalmente na valorização dos serviços prestados à população carente do Piauí.
A sugestão para a comemoração ocorrer no dia 3 de dezembro surgiu em função da criação da carreira de Delegado de Polícia pela Lei nº 261 de 3 de dezembro de 1841, pelo imperador Dom Pedro II, sendo regulamentado pelo decreto n° 120, de 31 de janeiro de 1842, que alterou os dispositivos do Código de Processo Criminal de 1832.