A deputada Liziê Coelho (PTB) foi à tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí na manhã desta quarta-feira (25) para anunciar notícias positivas e o crescimento da produção de energias renováveis no Estado. Segundo a parlamentar os investimentos realizados nesta área são da ordem de R$ 7 bilhões e transformarão a realidade econômica do Piauí que passará a ter status de exportador de energias renováveis.
“Será um dos pilares do desenvolvimento econômico e sustentável do nosso Estado que certamente irá estabelecer as diretrizes para o Piauí nos próximos vinte anos e levará uma revolução no perfil sócio econômico das cidades”, comemora.
Atualmente mais de 1.900 propriedades rurais já foram arrendadas com todas as questões fundiárias resolvidas e com contrato de 45 anos de validade. Essas popriedades já proporcionam rendimentos anuais superiores a R$ 11 milhões, afirma a deputada.
Liziê Coelho ressaltou também a geração de emprego, proporcionada nas regiões por meio dos parques de energias renováveis; a qualificação dos jovens - tornando-os aptos da consolodação do novo investimento e o engajamento de instituições nesse processo, como a Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e o Sistema S – Sebrae, Senai, Senac e Sebrae, além da participação dos prefeitos com visão empreendedora que contribuem na efetiva mudança e transformação das localidades.
“Desejamos fortemente que o Governo do Estado, Governo Federal e municipal estejam em plena sintonia, pois estamos diante da mudança total da oferta de energia em nosso Estado que significará o estabelecimento de vários polos industriais na produção agropecuária , mineral e consequentemente a agregação o setor industrial”, salienta.
APARTES - Em aparte os deputados Dr. Pessoa (PSD) e Fábio Novo (PT) elogiaram o pronunciamento da parlamentar. Fábio Novo falou da relevância do tema devido os problemas ambientais e acrescentou que a primeira usina eólica do Piauí, localizada na Pedra do Sal, atualmente é considerada a melhor do mundo.
Os principais corredores de ventos existentes no estado estão na Chapada do Araripe e nos municípios de Caldeirão Grande, Marcolândia, Padre Marcos, Simões, Curral Novo, Paulistana, Betânia do Piauí, Lagoa do Barro, Queimada Nova, Dom Inicêcio e Parnaíba.