O Santos venceu o Fluminense por 4 a 2, fora de casa, na última quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado por si só já poderia ser satisfatório, mas os erros cometidos na bola aérea defensiva estão tirando o sono do técnico Dorival Júnior. Em 10 rodadas do Campeonato Brasileiro, o Santos sofreu nove gols, quatro foram pelo alto: contra Internacional, Corinthians, Atlético-PR e Fluminense.
Antes do clássico contra o São Paulo, neste domingo, no Pacaembu, Dorival teve dois treinamentos com os titulares: na sexta e no sábado. Em ambos, o foco foi o posicionamento da defesa em faltas e cruzamentos. A preocupação é ainda maior com o forte jogo aéreo do Tricolor, que conta com Maicon, Lugano e Calleri, bons cabeceadores.
Como o tempo era curto, os jogadores assistiram a vídeos dos erros e foram orientados sobre um novo posicionamento. A dupla de zagueiros Gustavo Henrique é alta, mas os laterais Victor Ferraz e Zeca, e os volantes Renato e Thiago Maia, não muito. Com isso, Rodrigão e Vitor Bueno precisam voltar para ajudar nos lances de bola parada. A comissão até cogita diminuir o número de jogadores no contra-ataque para fortalecer a defesa.
Contra o Fluminense, por exemplo, no primeiro gol sofrido, Gustavo Henrique cabeceia duas vezes sem afastar da área, e depois Magno Alves, com 1,76 m de altura, ganha de Luiz Felipe, com 1,87m, para achar Marcos Júnior na pequena área, sozinho.
– A bola aérea está nos tirando o sono. Está nos tirando pontos e prejudicando nossa campanha. Com a bola no chão, dificilmente existe uma penetração dentro da nossa área. Em compensação, a bola aérea tem sido um diferencial para as equipes adversárias – lamenta Dorival.
Próximo adversário: São Paulo
Data e horário: domingo, às 16h (de Brasília)
Local: Pacaembu, em São Paulo
Escalação provável: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Luiz Felipe e Zeca; Renato, Thiago Maia, Lucas Lima e Vitor Bueno; Gabriel e Rodrigão
Desfalques: Paulinho (virose), David Braz (desconforto muscular), Ricardo Oliveira (inflamação no joelho direito), Vladimir (estiramento na panturrilha direita) e Lucas Veríssimo (edema no posterior da coxa esquerda)
Transmissão: TV Globo para SP, RS, SC, PR (menos Cascavel), MG (menos Juiz de Fora), GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE (Caruaru), RN, CE, PA (menos Santarém) e DF (com Cleber Machado, Casagrande, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba) e Premiere e Premiere HD (com Odinei Ribeiro e Sérgio Xavier)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 14h
*Colaborou sob supervisão de Adilson Barros.