O número de trabalhadores demitidos no Piauí registrou aumento nos dois primeiros meses de 2015. De acordo com estudo mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, quase mil pessoas foram demitidas somente nos primeiros dois meses do ano. Os setores mais afetados foram os da construção civil e do comércio.
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Lojistas de Teresina (Sindilojas), Tertulino Passos, a situação de crise na economia brasileira tem sido a principal causa das demissões. De acordo com ele, a crise já vem ocorrendo desde o segundo semestre de 2014 e tem se agravado bastante em 2015.
"Nós estamos numa situação crítica, de poucas vendas, e ela se agravou mais em 2015. Em decorrência disso os lojistas infelizmente perdem alguns postos de trabalho e isso vem aumentando o número de demissões", falou.
De acordo com ele, é normal ocorrerem demissões, no entanto, em 2015 o número de trabalhadores demitidos tem sido bem maior que o normal. "Esse ano as demissões ocorreram bem mais do que nos anos anteriores, exatamente em decorrência do momento econômico que estamos vivendo", concluiu.