Publicada em 05 de Abril de 2013 �s 12h36
Em pouco mais de um ano de funcionamento, a Delegacia Virtual já registrou 27.270 boletins de ocorrência em todo o Piauí. Desde janeiro de 2012, cresce o número de registros online, principalmente, por perda de documentos e objetos e colisão de veículos sem vítima fatal. A delegacia busca agilizar o atendimento ao cidadão como uma alternativa para o registro de ocorrências via internet.
Só no primeiro trimestre deste ano, já foram registrados 5.809 boletins. Segundo o delegado João Paulo de Lima, a procura está sempre aumentando a medida que os serviços da Delegacia Virtual se tornam mais conhecidos perante a sociedade piauiense.
"Outro importante fator que contribui para o crescimento do número de B.O. se refere à inclusão digital. A cada dia, a internet chega a mais pessoas, possibilitando o acesso online à Delegacia Virtual", destaca João Paulo, enfatizando que o serviço beneficia a população, principalmente, de pequenos municípios, evitando o deslocamento.
Como funciona
O site foi consolidado como uma ferramenta imprescindível na interação entre a Polícia Civil e a população. Através do link , qualquer pessoa pode efetuar denúncias referentes à perda ou extravio de objetos e documentos. O serviço foi desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e é monitorado diariamente por agentes da Polícia Civil.
O responsável pela Delegacia Virtual explica que a página deve ser utilizada para informar à Polícia Civil fatos delituosos, a exemplo de casos de furtos simples e extravio de documentos. Os boletins de ocorrências são gratuitos e têm validade em todo o território nacional.
Após o registro da ocorrência pela Delegacia Virtual, o boletim passa por uma conferência e checagem de informações. "Policiais trabalham cotidianamente verificando a consistência de informações prestadas no B.O. online. No prazo máximo de 24 horas, sai a homologação. Imediatamente, o sistema transforma a ocorrência em um Boletim de Ocorrência e em seguida grava na base de dados estadual de registros de ocorrências. Ao ser deferida a denúncia a pessoa poderá imprimir o boletim de ocorrência em qualquer lugar", finaliza o delegado.