Publicada em 08 de Novembro de 2013 �s 10h49
Ao som do carimbó, lundu, samba, cantos e contos da Amazônia, a delegação do Piauí participou, nesta quinta-feira (7), da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude que, este ano, acontece em Belém-PA. O Piauí está sendo representado por 159 estudantes que participam de 11 das 13 modalidades em disputa.
O evento, que é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desde 2005, reúne ao todo quase quatro mil jovens atletas com idade entre 15 a 17 anos de 1.251 escolas públicas e privadas de todas as regiões do país. Os estudantes disputam 13 modalidades, entre elas: atletismo, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
Um dos momentos mais aguardados da noite foi o acendimento da pira simbolizando a abertura oficial dos jogos. Entre os embaixadores da competição que participaram desse momento, esteve a judoca piauiense Sarah Menezes, que entregou a tocha para Agberto Guimarães que acendeu a pira.
Para Vanessa Ravena, integrante da delegação do Piauí e estudante da Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz, localizada em Teresina, participar dos Jogos Escolares é um momento de integração com outros esportistas. "Aqui a gente conhece novas pessoas, competidores e novas culturas. Fora que treinei bastante para estar presente e pretendo uma boa colocação", afirma a estudante.
Nove modalidades começam a ser disputadas nesta sexta-feira (8). São elas: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. A partir das 9h, começam os torneios de atletismo, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.
Competindo pelo xadrez, a aluna da Rede Pública Estadual de Ensino, Camila Santos, de 15 anos, foi a campeã da modalidade no Piauí e é uma das esperanças de medalha. "Estou levando o nome da minha escola e do meu Estado. Se consegui um bom desempenho aqui, posso sim trazer uma medalha", declara Camila, estudante do 1° ano, do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) - João Henrique de Almeida Sousa.
Dia 10, desembarcam as demais equipes piauienses que vão disputar as competições de basquetebol, futsal, voleibol e do handebol, que é a modalidade com o maior número de inscritos, com 652 alunos-atletas no total e onde também o Piauí tem grandes chances de medalhas com o time do Caic Balduíno.