Publicada em 18 de Agosto de 2015 �s 10h34
O governador Wellington Dias participou, na manhã desta terça-feira (18), da solenidade de entrega de mais 122 casas no Residencial Jacinta Andrade. A entrega das chaves foi realizada na sede da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH). No total, já foram entregues 3.904 unidades habitacionais desse residencial. Para construção do Jacinta Andrade foram investidos R$ 147 milhões, recursos do Governo Federal e Governo do Estado.
Na solenidade, Wellington Dias comemorou a redução em 50% do déficit habitacional no Piauí, nas zonas urbana e rural. O governador frisou que, se o governo continuar neste ritmo de entrega de unidades habitacionais, até 2025 o Estado terá atingindo a meta de levar moradia digna à toda a população que dela necessita e que não tem condições de pagar por este imóvel.
As residências entregues possuem de 2 a 3 quartos, sala, cozinha e área de serviço. O conjunto já conta com infraestrutura de água e luz, postos de saúde, escolas, terminal rodoviário, delegacia e é totalmente pavimentado. A dona de casa Francisca das Chagas, ao receber as chaves da sua nova residência, revelou que realiza o sonho de estar livre do pagamento do aluguel.
O chefe do executivo estadual destacou que, além da entrega das casas, o Governo do Estado já entregou um posto de saúde, que é administrado pela Prefeitura Municipal de Teresina; escolas; mercado público e Delegacia de Polícia Civil. “O residencial é do tamanho de um município do Piauí. Estamos trabalhando para oferecer uma infraestrutura adequada, com segurança e acesso à saúde, cultura e educação”, garantiu o governador.
Dias acrescentou que pretende levar educação superior, por meio do Programa Universidade Aberta, à região da Santa Maria da Codipi. “Na região existe um Centro Cultural, lá vamos incentivar as práticas esportivas e culturais. A população terá acesso a vários serviços sem ter que se deslocar para outras áreas da cidade”, frisou.
Segundo a diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, mais 122 famílias estão realizando o sonho da casa própria. “Temos aqui famílias que aguardam suas moradias desde o ano de 2009, quando foi feito o sorteio dessas casas. As obras estavam paradas e foram retomadas na gestão do governador Wellington Dias”, explica a diretora.
Gilvana destaca que, com a entrega das 122 unidades, faltarão apenas 96 casas, que serão entregues em setembro, para completar as quatro mil do projeto inicial.