A defesa da conselheira Lilian Martins contratou os advogados Ilmar Galvão e Alexandre Jobim, filho do ex-ministro Nelson Jobim, para atuarem em sua defesa nos agravos de instrumento que tramitam no Tribunal Regional Federal da 1ª região, em Brasília.
São três recursos em andamento, um impetrado pela Procuradoria geral do Estado, outro pela procuradoria da Assembléia Legislativa e um feito pela própria Lilian Martins, através do advogado Raimundo Júnior.
Lilian recorre da decisão da juíza da 5ª Vara Federal, Marina Cavalcanti Mendes, que determinou o seu afastamento das funções de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.
A decisão judicial se fundamentou dentre outras na Súmula Vinculante nº 13, do STF, que trata do nepotismo.
O agravo de instrumento impetrado no Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1) pedia a reversão da decisão da juíza Marina Cavalcanti Mendes que anulou nomeação no processo de escolha da conselheira na Assembleia Legislativa.
O Desembargador Federal Carlos Moreira Alves, relator do processo impetrado pela PGE, negou o pedido. Os outros dois ainda estão em andamento.