Publicada em 01 de Novembro de 2013 �s 12h29
Diante da estiagem prolongada que assola o Piauí há praticamente três anos, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Defesa Civil, vem intensificando o combate à seca com ações emergenciais, de assistência e restabelecimento de cenários atingidos por este fenômeno. A Defesa Civil já executou mais de R$29 milhões em ações que correspondem à Operação Carro-pipa, Construção de Sistemas Simplificado de Abastecimento de Água e Recuperação de Poços Pré-existentes.
“Aumentamos em mais de 50% a frota de carros-pipa desde fevereiro deste ano. Este aumento é para intensificar e atender os municípios que, historicamente, são os mais atingidos pela seca. A Secretaria vai continuar contratando carros-pipa à medida que for necessário para que não falte água potável para atendê-los”, afirmou o diretor de Unidade de Defesa Civil, Jerry Herber.
As operações de socorro aos atingidos têm sido mais concentradas no Semiárido piauiense, correspondente à região de São Raimundo Nonato, Paulistana, Simplício Mendes e Picos. Mas outras regiões também têm sido contempladas pela Defesa Civil como a região Norte (Campo Maior) e Extremo Sul (Curimatá, Cristalândia).
Segundo o diretor de Programas Especiais, Samuel de Oliveira, mais de 120 poços já foram perfurados e cerca de 270 poços pré-existentes já foram equipados.
“Além dos já perfurados e equipados, o órgão está executando mais de 30 sistemas simplificados e cerca de 120 poços estão sendo equipados. Porém, ainda este ano, serão perfurados e equipados mais poços para atender à grande demanda da população atingida”, declarou o diretor.
Segundo ainda Samuel de Oliveira, a atuação municipal no combate à seca também é extremamente importante. "Os municípios precisam tanto atuar no combate à estiagem quanto solicitar das instâncias estadual e federal ações emergenciais. De qualquer forma, a população atingida precisa ser contemplada nas suas necessidades", afirma.
Cerca de 210 municípios estão em situação de emergência este ano.