Publicada em 11 de Junho de 2014 �s 12h42
A secretária da Defesa Civil do Piauí, Simone Pereira, irá se reunir em Brasília, na próxima segunda-feira (16), com o secretário Nacional da Defesa Civil, General Adriano, para discutir a liberação dos recursos do Governo Federal para Operação Carro-Pipa no Estado.
Segundo a secretária, o problema dos repasses foi gerado por uma mudança de atribuição de responsabilidade dentro do Governo Federal. “De acordo com informações da Defesa Civil Nacional, o processo de distribuição de água não se encontra mais em nível de Ministério, agora está com a Casa Civil. Então, hoje, a liberação deste recurso depende de uma ordem exclusivamente da presidente da República. E é justamente para resolver a questão e obter soluções e respostas que estaremos em Brasília na próxima semana", explica Simone Pereira.
Segundo ainda a secretária, 800 caminhões prestavam o serviço no Estado, através de custeio do Governo Federal, até que houvesse a suspensão do repasse. O Exército, que também realizava trabalho de distribuíção de águas na região do Semiárido, até o começo do mês, também parou a distribuição.
O Governo do Estado, através da Secretaria da Defesa Civil do Estado, vem também tomando medidas para reduzir os efeitos negativos da estiagem no estado juntamente com outras secretárias como a Desenvolvimento Rural (SDR) que está trabalhando com ações de médio prazo, com a construção de barraginhas e a complementação de duas grandes barragens, Piaus e Bocaina, além da reconstrução de 23 quilômetros da Barragem do Garrincho.
Atualmente, duzentos e um municípios piauienses já declaram estado de emergência por causa da seca e encaminharam documentação às secretarias Estadual e Nacional da Defesa Civil. Desses municípios em estado de emergência, 94 foram contemplados com a Operação Carro-Pipa do Governo Federal. O reconhecimento da situação de emergência coloca ainda esses municípios em condição de serem atendidos pelos programas de assistência federal.
Operação Carro-Pipa
A Operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional da Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.
A execução do programa, incluindo contratação, seleção, fiscalização e pagamento dos pipeiros, é de responsabilidade do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (Coter).
A solicitação de atendimento pela Operação Carro-pipa é feita diretamente à Secretaria Nacional da Defesa Civil, do Ministério da Integração. A demanda é encaminhada ao Exército, que faz uma avaliação técnica em conjunto com a Prefeitura do município. Constatada a necessidade, a cidade é incluída na operação e passa a receber água por meio dos carros-pipa contratados pelo Governo Federal.