Publicada em 08 de Outubro de 2015 �s 14h32
A Defensoria Pública do Estado do Piauí deu início ao curso de Iniciação ao Estágio destinado a novos estagiários da Instituição. Ministrado pelos defensores públicos Rogério Newton de Carvalho Sousa, titular da 8ª Defensoria Pública de Família, Débora Cunha Vieira Cardoso, coordenadora do Núcleo de Solução Consesual de Conflitos e Cidadania (NUSSC) e Daniela Neves Bona, titular da 1ª Defensoria Pública da Infância e da Juventude o momento contou ainda com a presença da diretora da Escola Superior da Defensoria, defensora pública Alynne Patrício de Ameida Santos. A defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, esteve presente à abertura do curso recepcionando os estagiários.
"Vamos fazer um ciclo de diálogo baseado na metodologia dos Ciclos de Construção de Paz, que é a metodologia na qual se inspira a Justiça Restaurativa, uma modalidade de resolução de conflitos razoavelmente recente no Brasil e no mundo, diferente do método tradicional que a Justiça utiliza, que é o método adversariedade", afirmou o defensor público Rogério Newton.
"Essa treinamento visa mostrar uma nova forma de solucionar diversos conflitos não só na esfera judicial, mas dentro da nossa casa, na família, na comunidade. É uma forma de abrir os horizontes dos estagiários e tentar mostrar uma nova forma de olhar da Defensoria também", complementou Daniela Bona.
A diretora da Esdepi, Alynne Patrício, considera que a recepção que está sendo feita aos estagiários é uma inovação dentro da Defensoria Pública. "Esse curso de Iniciação ao Estágio engloba uma série de atividades para dar as boas-vindas aos estagiários, explicar a importância do estágio na Defensoria, o que é a Defensoria e a importância de um atendimento humanizado. É a primeira vez inclusive que vamos ter ciclos para ensinar ao estagiário como se portar, como atender melhor ao assistido. Vamos ter dois cursos de peticionamento nas áreas Cível e Criminal e pretendemos continuar com módulos de capacitação continuada. Então isso é só o início de uma série de atividades que vão envolver o estágio na Defensoria", pontuou.
O estagiário Elizandro Kevys considerou o primeiro dia do curso de grande importância. "Foi válido no sentido da aprendizagem, e no que tange ao compartilhamento de conhecimento, que os Defensores propuseram na palestra", disse. A estagiária Sarah Melo Portela também avaliou a experiência como positiva. "Foi ótimo, adorei. Valeu muito. Parabéns pela iniciativa", destacou
O curso terá prosseguimento até a sexta-feira (9), também no Núcleo Central da Defensoria Pública, quando terá como ministrantes os defensores públicos Rogério Newton de Carvalho Sousa e Eleen Carla Gomes Brandão, titular da Defensoria Pública de Luís Correia.
Os demais eventos destinados à recepção dos novos estagiários serão realizados nos dias 9, 14 e 15 de outubro, a partir das 08h, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública do Piauí, localizado na Av. N. Senhora de Fátima, n.º 1342, Bairro de Fátima.