Publicada em 13 de Maio de 2013 �s 15h55
Já está em funcionamento uma das duas salas destinadas à Coordenação Criminal e Coordenação Cível da Defensoria Pública do Piauí, no novo Fórum de Teresina, inaugurado recentemente ao lado da sede do Tribunal de Justiça do Piauí.
O espaço foi equipado com mesas, computadores e armários para arquivamento de processos. Segundo o titular da 2ª Defensoria Pública do Tribunal do Júri, Dárcio Rufino de Holanda, as salas vão funcionar como ponto de apoio para a Defensoria, uma vez que o espaço servirá para receber familiares de constituintes, por exemplo. “Aqui, os defensores poderão receber parentes dos assistidos, que terão um local de apoio nos dias de audiência. É uma importante aquisição tanto para os Defensores quanto para os nossos assistidos, pois proporcionaram mais agilidade no andamento dos processos.” destacou o defensor.
Além da 2ª Defensoria Pública do Tribunal do Júri, vão atuar nos novos espaços a 1º Defensoria Pública do Tribunal do Júri, sob coordenação de Fabrício Marcio de Castro, e a 3ª Defensoria Pública do Júri, coordenada por Erisvaldo Marques dos Reis.
O novo Fórum de Teresina que conta com uma moderna estrutura física, sendo cinco andares, mais um subsolo e térreo, em uma área correspondente a 17 mil metros quadrados. O Fórum abrigará as varas cíveis, criminais, varas de família, registro público, centro de inquérito, plantão judiciário da capital e o Tribunal Popular do Júri, que funcionará em auditório com área de 225 metros quadrados e capacidade para 260 pessoas. O novo fórum também possui cela com 23,50², destinada para presos em audiência.
O espaço também possui quatro elevadores para o público, elevador de emergência e elevador privativo para juiz, duas escadas para emergência e uma para público, lanchonete, espaço para agência bancária, mobilidade para cadeirantes, banheiro social e banheiro para pessoas com deficiência, de acordo com o que estabelece a Resolução nº 114/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).