Publicada em 14 de Outubro de 2014 �s 14h53
O Conselho Superior da Defensoria Pública esteve reunido nesta terça-feira (14), em sua 35ª Sessão Extraordinária e discutiu a proposta de regulamentação do Plantão Defensorial da Capital, com eventual proposta de Resolução, sob relatoria da conselheira defensora pública e corregedora geral da DPE-PI, Alzira Motta e Bona Soares.
Ao abrir os trabalhos, presidente do Conselho Superior, defensora pública geral, Norma Lavenère, informou sobre reunião realizada na segunda-feira (13), com o Núcleo Especializado da Saúde da DPE-PI e Plantão Judiciário, para tratar sobre a problemática evidenciada na área, sobretudo no que diz respeito à questão das vagas em leitos de UTI, buscando garantir melhorias nas condições de atendimento à população. Segundo ela, a reunião foi bastante profícua e nela foram esclarecidos pontos e buscadas soluções, tendo a defensora pública titular e coordenadora do Núcleo da Saúde, Ana Patrícia Paes Landim Salha, se colocado à disposição para prestar informações necessárias ao desempenho da atividade dos defensores públicos plantonistas, quando de questões relacionadas à área de Saúde.
Sobre a discussão do único ponto da pauta, o Colegiado votou pela alteração da Resolução Nº 18/2011, do CSDP, que trata do Plantão Defensorial das Defensorias Públicas da capital, considerando a regulamentação do Poder Judiciário para implantação do Plantão Diário, após o expediente forense e a necessidade da assistência jurídica aos mais necessitados, mesmo após o expediente regular da Defensoria Pública, passando assim o Plantão da Defensoria a funcionar também nos dias úteis, além dos sábados, domingos, feriados e dias de recesso forense.
Deliberou o Colegiado, por unanimidade, que o referido Plantão Diário deva ser unificado, englobando todas as áreas de atendimento da Defensoria Pública, e em regime de sobreaviso. Aos sábados, domingos, feriados e recesso forense, o Plantão será exercido de forma presencial, com atendimento ao público das 7h às 14h e em regime de sobreaviso a partir das 14h até às 7h do dia subsequente, assegurando a continuidade da assistência jurídica aos necessitados. Nos dias úteis, o Plantão Diário Defensorial será exercido de segunda a sexta-feira, após o horário de expediente regular da Instituição e em regime de sobreaviso, a partir das 13h30, durando até às 7h30 do dia subsequente, quando inicia o novo expediente da DPE-PI.
No caso de feriados ou pontos facultativos não previstos antecipadamente, o Plantão será assumido automaticamente pelo Defensor Público designado para o Plantão Diário do referido dia. O Conselho também deliberou que o Plantão Defensorial Diário será iniciado no próximo dia 20 de outubro devendo durar até a realização do novo sorteio, pela Corregedoria Geral, objetivando estabelecer o calendário dos Plantões referente ao recesso de fim de ano e ao ano de 2015.
Compareceram à Sessão Extraordinária desta terça-feira, além da presidente do Colegiado, defensora pública geral Norma Lavenère; o vice-presidente e subdefensor público geral, Francisco de Jesus Barbosa; a corregedora geral da Defensoria Pública, conselheira Alzira Motta e Bona Soares ; os conselheiros defensores públicos, Humberto Brito Rodrigues, Sara Maria Araújo Melo, Igo Castelo Branco Sampaio; Adriano Moreti Batista; Verônica Acioly de Vasconcelos e o presidente da Associação Piauiense de Defensores Públicos, João Batista Viana do Lago Neto.