Publicada em 10 de Setembro de 2015 �s 15h10
A coordenadora da Execução Penal da Defensoria Pública do Estado do Piauí, defensora pública, Glícia Rodrigues Batista Martins, participou nesta quinta-feira (10) da solenidade de entrega de certificados às detentas da Penitenciária Feminina de Teresina, qualificadas profissionalmente através do Programa Qualifica Piauí. A solenidade contou com a presença do governador, Wellington Dias e da vice-governadora, Margareth Coêlho. Glícia Batista representou a defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.
Ao todo, 96 internas receberam qualificação profissional nas áreas de Embelezamento e Corte e Costura. O programa Qualifica Piauí é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre). “Nosso foco é a humanização, por isso, iremos entrar nas penitenciárias também com os outros dois eixos trabalhados na Setre, que são o empreendedorismo e a intermediação de mão de obra", disse o secretário do Trabalho, Gessivaldo Isaías.
Glícia Batista destacou os benefícios da profissionalização das detentas. "Esse é um trabalho excelente, isto porque o Estado vem cumprindo o dever de prestar assistência educacional às reeducadas, estabelecido na Lei de Execuções Penais, preparando-as para o retorno ao convívio social. Além disso, uma das finalidades da pena é também proporcionar formação profissional para essas pessoas, que um dia serão egressas do Sistema Penitenciário e poderão dar continuidade ao ofício que aprenderam. A Defensoria Pública considera salutar essa iniciativa, porque somente por meio da educação é que se pode garantir a reinserção das reeducadas na sociedade e no mercado de trabalho, proporcionando-lhes condições para viver dignamente e para construir um futuro melhor. É a forma mais eficaz de ressocialização", afirmou a defensora.
Ao se manifestar, o secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira destacou o trabalho da Defensoria Pública na pessoa da defensora Glícia Batista, a qual se referiu como "parceira importante na luta pela Justiça". Ele também ressaltou que esse tipo de qualificação pode "se transformar em um exemplo de como fazer ressocialização dentro do Sistema Penitenciário".
Também se manifestaram a vice-governadora Margareth Coêlho e o governador Wellington Dias. Ambos destacaram a importância da qualificação. "“Acreditamos que capacitação é o caminho certo para a ressocialização. Parabéns por essa conquista", afirmou o governador.
A qualificação profissional dentro do Sistema Prisional é uma ação desenvolvida pelo Estado levando aos internos uma nova oportunidade de inserção no mercado de trabalho e no convívio com a sociedade. Esta é a segunda turma formada dentro do Sistema Penitenciário em curso profissionalizante, sendo que a primeira foi capacitada em construção civil, na Colônia Agrícola Major César Oliveira.