Publicada em 05 de Maio de 2015 �s 08h25
A Defensoria Pública do Estado do Piauí, através da Defensoria Itinerante, integra a partir desta terça-feira, dia 05 de maio, as ações do Programa Justiça Itinerante no Campus Universitário Clóvis Moura (UESPI), bairro Dirceu I, na Zona Sudeste de Teresina. No local, até a sexta-feira, dia 08, serão prestados serviços de cunho jurídico e social.
Essa atividade, especificamente, atenderá uma solicitação do Departamento de Serviço Social da Universidade, que oferecerá o serviço buscando promover ações de cidadania, acesso a informações e direitos, favorecendo a relação com a comunidade.
Durante todos os dias, a equipe da Defensoria Pública prestará atendimentos e orientações sobre serviços de retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, reconhecimento de paternidade, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros considerados ações de natureza consensual.
Até a sexta-feira (08) a comunidade do Dirceu Arcoverde e adjacências terá acesso também a serviços extrajudiciais, como os que integram o Projeto “Eu Tenho Pai!” que proporciona, através de parceria com o laboratório Central (LACEN), o exame gratuito de DNA para as pessoas assistidas pela Defensoria Pública.
A Defensoria Itinerante tem a direção do defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior e coordenação da defensora pública Paula Batista da Silva. O Programa Justiça Itinerante é desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Piauí e, além das ações da Defensoria Pública, oferece à população os serviços de outras instituições parceiras como Ministério Público, 3º Cartório de Registro Civil, SASC, 26ª CSM, INSS e SEMTCAS.