Publicada em 10 de Setembro de 2015 �s 15h00
A coordenadora do Núcleo Especializado da Infância e da Juventude da DPE-PI e titular da 2ª Defensoria Pública da Infância e da Juventude, Karla Cibele Teles de Mesquita Andrade, participou na última quarta-feira (9), da capacitação Psicossocial e Jurídica para os Pretendentes à Adoção, que está sendo realizada no auditório do Sindjus.
A defensora pública foi debatedora na mesa-redonda "Aspectos Jurídicos da Adoção Legal no Brasil", tendo discorrido sobre os direitos dos Adotantes, dentre os quais tratou sobre Licença Maternidade/ Paternidade, salário maternidade, salário família e outros direitos vigentes aos adotantes/adotados à luz do ordenamento jurídico.
Karla Cibele avalia que "o curso preparatório para adotantes, do qual participamos semestralmente, tem um enfoque jurídico e psicossocial, sendo gratuito e obrigatório para os pretendentes à adoção que já requereram sua habilitação no cadastro. Sabendo que o direito à convivência familiar das crianças e adolescentes é assegurado por meio do instituto da adoção, o qual incentivamos, entendemos ser papel da Defensoria contribuir com todos que, com seriedade e dedicação, prepararam o 9º Curso de Adoção Consciente", afirmou. A capacitação, que prossegue até a próxima sexta-feira (11), é promovida pela Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude (Cejij), a Coordenadoria Estadual do CNA, Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) e a 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Teresina, tem como público-alvo pretendentes à adoção, com ações ajuizadas na Comarca de Teresina, e objetiva fomentar a reflexão, o esclarecimento e a preparação de candidatos à adoção no que tange aos aspectos sociais, psicológicos e jurídicos em conformidade com o art. 50 §3o do ECA.