Publicada em 09 de Junho de 2015 �s 12h47
A Defensoria Itinerante da Defensoria Pública do Estado do Piauí realiza, até hoje (9), atendimentos no município de Caxingó, 284 km ao Norte de Teresina, dentro do Programa Justiça Itinerante, que é desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Posteriormente, na próxima quarta e quinta-feira (10 e 11), o atendimento será realizado em Murici dos Portelas, 275 km de Teresina. Nos dois municípios, as atividades são coordenadas pelo diretor da Defensoria Itinerante, defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior, e estão sendo disponibilizadas senhas para o atendimento à população.
Além de serviços extrajudiciais, a população de Caxingó e Murici dos Portelas contam também com o projeto “Eu Tenho Pai”, que visa estimular o reconhecimento voluntário de paternidade. Caso não seja conseguida a conciliação e os envolvidos aceitem fazer o teste de paternidade por DNA, o referido exame será proposto e realizado através do projeto. O "Eu Tenho Pai" é executado em parceria com os laboratórios Lacen e Biogenectis.
O Programa Justiça Itinerante busca aproximar o cidadão hipossuficiente, que não tem renda, e a Justiça em bairros periféricos e municípios do interior do Estado, atendendo aos que necessitam de forma rápida e eficaz.