Publicada em 05 de Maio de 2015 �s 13h18
A Defensoria Pública do Estado do Piauí, através da Defensoria Itinerante, iniciou nesta terça-feira (05), as ações no Campus Universitário Clóvis Moura da Universidade Estadual do Piauí, no bairro Dirceu Arcoverde, dentro do Programa Justiça Itinerante, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.
O atendimento vai durar até a próxima sexta-feira, dia 08, e contará com a distribuição de 80 senhas diariamente. Os trabalhos estão sendo coordenados pelo Diretor da Defensoria Itinerante, defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior.
Na manhã desta terça-feira foi registrada grande movimentação no Campus da Uespi. Pessoas oriundas do próprio Dirceu Arcoverde, assim como dos bairros próximos, como Renascença e Novo Horizonte, procuraram os serviços da Defensoria Itinerante e elogiaram a agilidade com que é prestado o atendimento.
A cabeleireira Alzenira Ferreira de Sousa procurou a Defensoria Itinerante para retificar a certidão de nascimento de seus dois filhos menores. "Eu já conheço o serviço e sei que é eficiente. Coisas que a gente demora anos para resolver na Justiça comum e aqui a gente resolve em um dia", afirmou.
Já o motoristas Manoel Pereira Rodrigues procurou o atendimento pela primeira vez. "Estou aqui para resolver meu divórcio. É a primeira vez que venho, mas me disseram que aqui tudo se resolve rápido", disse.
O diretor da Defensoria Itinerante, Afonso Júnior , acredita que a boa análise que a população faz se deve realmente ao empenho da equipe."O trabalho é excelente, tanto é que a própria população já vem concordando e elogiando o atendimento realizado pela Defensoria Itinerante, conjuntamente com o Tribunal de Justiça. A grande vantagem, não só pela celeridade do processo, é a aproximação do Poder Judiciário da população carente. É muito importante você resolver as demandas de forma célere, rápida, eficaz. O que a população precisa hoje é de profissionalismo e isso a gente consegue desempenhar aqui, com bastante eficiência, garantindo todos os princípios da Constituição Federal", afirmou.
Até a sexta-feira a equipe da Defensoria Pública presente na Uespi do Dirceu prestará atendimentos e orientações sobre serviços de retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, reconhecimento de paternidade, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros considerados ações de natureza consensual.
Além da direção do defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior, a Defensoria Itinerante conta com a coordenação da defensora pública Paula Batista da Silva.