Publicada em 23 de Maio de 2013 �s 11h54
Defensores públicos das comarcas de Picos, Oeiras e Paulistana realizaram evento na Penitenciaria Regional José de Deus Barros, com o objetivo de divulgar a Campanha Nacional Defensores Públicos: Pelo Direito de Recomeçar. Os trabalhos foram coordenados pela defensora pública Valéria do Nascimento Diniz Buarque.
A campanha tem como objetivo mostrar a importância da atuação do defensor público na área de Execução Penal, divulgando a necessidade da criação de mecanismos de reinserção social para pessoas privadas de liberdade, tendo como princípio a educação e geração de emprego.
Além de 27 detentos, participaram do evento estudantes de direito, advogados, assistentes sociais, policiais, comerciantes e empresários da cidade de Picos. A mesa de honra foi composta por Julieta Aires, da 4ª DP de Picos, Edvalda Regina Xavier, da DP de Paulistana, Ana Keyla Paillard, DP de Oeiras, além do promotor de Justiça, Maurício Gomes; da juíza de Direito, Nilcimar Rodrigues; o diretor da Penitenciaria, Sinval Hipólito; o assessor jurídico da Penitenciaria, Espedito Neiva; e o coordenador do Grupo Esperança Viva, Rômulo Neiva.
"Foi um momento histórico para a comarca de Picos, quando assumi a comarca em janeiro de 2012, fui recebida com uma rebelião e depois de um incessante trabalho da Defensoria Pública dentro da Penitenciária, hoje a realidade é diferente. As audiências estão ocorrendo dentro da Penitenciaria, atitude vanguardista realizada pela juíza, o promotor e esta defensora, desde abril de 2013. Hoje, a Execução de Picos tem outra cara”, destacou Valéria Diniz.
Na oportunidade, os detentos puderam tirar dúvidas com os defensores sobre ações e julgamentos, bem como outros esclarecimentos a cerca dos direitos dos presos. Eles apresentaram trabalhos, a atuação do GEV dentro do presídio, aulas de violão, dentre outros projetos. “Muitos que estavam assistindo ao lançamento chegaram a chorar, foi emocionante.”, disse Valéria Diniz.
“A campanha foi lançada no país na semana passada, mas em Picos desde 2012 que a Defensoria já vem levantando esta bandeira. Os presos de Picos já sabem dos seus direitos, sabem o que é remissão, prazos de progressão, livramento condicional, isso tudo é discutido toda semana com eles nas visitas que fazemos aos presídios”, finalizou Valéria Diniz.
A defensora geral da DPE-PI, Norma Lavenère, parabenizou a iniciativa e o trabalho dos defensores criminais que realizaram ações nos presídios do estado em razão da Campanha Nacional, bem como a todos aqueles que realizaram ações nas praças e participaram proativamente das comemorações pelo Dia do Defensor Público.