Publicada em 08 de Março de 2016 �s 14h56
O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi marcado na Defensoria Pública do Estado do Piauí por várias homenagens. No Núcleo Central da Instituição a comemoração aconteceu na sala do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC), com a presença de assistidas, colaboradoras e defensoras públicas, sendo conduzida pela defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.
A assessora jurídica da DPE-PI, defensora pública Viviane Pinheiro Pires Setúbal deus as boas-vindas às mulheres presentes e fez referência ao momento. "Trata-se de um momento simples que estamos fazendo para enaltecer nossa condição de mulher, já que é na simplicidade que a gente aprende mais. Somos, a cada dia que passa, mais importantes na edificação desse mundo", destacou.
Na oportunidade as mulheres foram homenageadas através de músicas interpretadas pela colaboradora Roberta Patrícia Aguiar Lima, assessora técnica da Diretoria Regional, que interpretou "Maria, Maria", e pelo convidado Pedro Sepúlveda, que é arquiteto e interpretou a canção "Luíza".
Hildeth Evangelista falou às presentes "Quero saudar todas as mulheres e dizer que não poderíamos deixar passar esse momento sem nenhuma referência. Sabemos o que é ser mulher. É um dia de homenagem, mas também de comemorarmos nossas conquistas, muito foi alcançado. Hoje quais são as nossas batalhas e desafios? Estamos aqui no Núcleo de Mediação, e pergunto: qual de nós não faz mediação o dia inteiro? Seja em casa, com nossos filhos, seja no nosso trabalho, nos vários setores da Defensoria. Temos essa Defensoria eminentemente feminina, construída por cada uma de nós e assim cada uma de vocês é muito importante. Para nós é daqui para a frente. Vamos sonhar, ousar, fazer a diferença, ocupando o nosso espaço em parceria, lado a lado com nossos companheiros homens para construir um mundo melhor. Então quero dar parabéns para todos nós e agradecer a Deus por estarmos aqui e nos disponibilizarmos para sermos instrumentos de transformação social", afirmou.
Durante todo o dia as homenagens se estenderam por vários setores da Instituição, O Núcleo Especializado de Defesa da Mulher em Situação de Violência, por exemplo, proporcionou acolhimento diferenciado às assistidas e colaboradoras. Os demais Núcleos Especializados, como Saúde, Idoso e Direitos Humanos também prestaram homenagens às mulheres.