Publicada em 18 de Dezembro de 2015 �s 15h09
Uma celebração conduzida pelo padre Nilton Pereira dos Santos, da Paróquia da Santíssima Trindade, marcou a Confraternização Natalina da Defensoria Pública do Estado do Piauí, na manhã desta sexta-feira (18). A missa foi realizada no pátio do Núcleo Central da Instituição e contou com a colaboração do ministério de música da comunidade católica Orando em Resgate da Espiritualidade.
Assistidos, defensores públicos, servidores, estagiários e colaboradores da Defensoria estiveram presentes ao momento. Durante a Homilia o padre Nilton Santos destacou o tempo do advento e a necessidade de mudança e renascimento que o Natal representa. O sacerdote também fez a ligação do tema com o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública e com a necessidade das pessoas estarem unidas para que possam desempenhar melhor suas atividades. "O serviço que vocês desenvolvem aqui é de grande valia porque permite a quem os procura um acolhimento e uma libertação, isso também é Natal, que devemos vivenciar a cada dia e de forma conjunta, pois uma estrela é vista e brilha mais quando faz parte de uma constelação", disse o sacerdote.
Ao final da celebração foi feita a benção do espaço onde está instalado o Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC), após a qual a defensora pública geral do Estado do Piauí, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, falou aos presentes. “Hoje é dia de agradecimento. Agradecer esse momento especial e por tudo que passamos durante esses oito meses de gestão. Os que estão aqui sabem o quanto é difícil nossa luta pela consolidação da nossa autonomia. Nesse percurso é preciso dizer como é importante o trabalho de cada um de vocês. Sei que estamos atentos à preleção do Padre Nilton e ressaltamos a parte em que ele fala da união, que precisamos ser constelação e não apenas estrelas, isso serve para todos nós, motoristas, estagiários, servidores, assistidos, colaboradores e Defensores Públicos, cada um cumprindo a sua parte para que nosso atendimento seja cada vez mais humanizado, fazendo com que ao final de 2016 o Natal tenha realmente acontecido e, efetivamente, a Defensoria tenha cumprido sua missão institucional de, além de garantir o acesso jurisdicional gratuito, garantir também a promoção de direitos humanos. Então só nos resta agradecer e pedir sabedoria, coragem e disposição para encararmos os desafios de 2016. Todos somos membros de um mesmo corpo que é a Defensoria Pública do Estado do Piauí”, destacou.
A coordenadora do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania, defensora pública Débora Cunha Vieira Cardoso, também se pronunciou destacando a importância do momento. “Nesse período natalino esse foi o melhor presente que poderíamos oferecer aos nossos assistidos. Ao abrirmos o NUSCC estamos garantindo o acesso a uma Justiça diferenciada, mais célere, simples, informal, efetiva e principalmente organizada. Parabéns a todos que se esforçaram para que o Núcleo fosse possível”, disse Débora Cardoso, oportunidade em que fez referência especial ao empenho da defensora pública geral para a concretização dessa forma diferenciada de atendimento na DPE-PI. Após a benção final os presentes participaram de um momento de confraternização.