Publicada em 10 de Setembro de 2015 �s 15h10
Os defensores públicos Rogério Newton de Carvalho Sousa, Titular da 8ª Defensoria Pública de Família e Eleen Carla Gomes Brandão, Titular da Defensoria Pública de Luís Correia, estão participando em Fortaleza (CE) do curso de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz. A capacitação prossegue até esta sexta-feira, dia 11 de setembro.
O curso tem como facilitadora a multiplicadora de práticas restaurativas, formada por Kay Pranis e Instituto ISA-ADRS, Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza e Mestra em Educação pela Universidade de São Marcos (SP), Lastênia Soares e tem por objetivo capacitar os participantes em Práticas Restaurativas, com conhecimentos teóricos e práticos referentes à Justiça Restaurativa e aos procedimentos restaurativos no trabalho junto a crianças e adolescentes.
"Uma das coisas mais positivas desse encontro é ver que todos os participantes são pessoas engajadas em oferecer opções para mudanças nos serviços oferecidos pelo Sistema de Justiça, especialmente quanto a resolução de conflitos. Este curso é um passo importante para implementação do Núcleo de Práticas Restaurativa na Defensoria Pública do Estado do Piauí", afirma Rogério Newton.
Eleen Brandão também destaca a importância da capacitação. "O Curso de Facilitadores em Círculos de Práticas Restaurativas tem sido uma experiência muito enriquecedora, que vem agregar conhecimentos de fundamental importância para realização de círculos de justiça restaurativa e construção de paz e até mesmo no dia a dia da resolução de conflitos no âmbito da Defensoria Pública", disse.
Ao final da capacitação os participantes estarão aptos a realizar procedimentos de prevenção à violência, ao ato infracional e seu tratamento, baseado num enfoque restaurativo.