Publicada em 24 de Abril de 2013 �s 15h13
A defensora pública geral do Estado do Piauí, Norma Lavenère, recebeu nesta quarta-feira (24), o presidente da Associação Piauiense dos Defensores Públicos (Apidep), Arilson Pereira Malaquias, para tratar sobre a operacionalização da Campanha Nacional da Defensoria Pública, que neste ano de 2013 tem como tema Defensores Públicos Pelo Direito de Recomeçar.
O tema é relacionado à Execução Penal e foi aprovado em plenária, no final do V Congresso da AIDEF, ocorrido em Fortaleza (CE), em agosto de 2012. A Campanha tem como principais objetivos mostrar a importância da atuação do defensor público na área de Execução Penal e divulgar a necessidade da criação de mecanismos de reinserção social para pessoas privadas de liberdade, tendo como princípio a educação e a geração de emprego ainda durante o cumprimento da pena.
SegundoNorma Lavenére, a Campanha será iniciada durante a Semana da Defensoria Pública, que transcorrerá de 13 a 19 do próximo mês de maio, com várias ações que reforcem a atuação dos defensores públicos na área da Execução Penal. O presidente da Apidep, Arilson Malaquias, destacou que entre essas ações devem ser realizadas visitas aos presídios, oportunidade em que deverá ser apresentada a cartilha da Campanha.
Um dos desafios da Campanha Nacional neste ano de 2013 será estimular empresas, instituições e a comunidade em geral da necessidade de acolhimento do egresso, oferecendo-lhe oportunidades de ingressar no mercado de trabalho como forma de garantir a sua reinserção na sociedade.
O lançamento oficial da Campanha Nacional da Defensoria Pública 2013 acontecerá no dia 17 de maio, em Porto Alegre (RS).