Publicada em 14 de Junho de 2013 �s 15h34
Os alunos do Curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Poeta Torquato Neto, realiza, nos dias 13 e 14 de junho, o 1º Painel Piauiense de Criminologia, evento que reúne estudantes, professores e profissionais renomados da área do Direito para a discussão de temas atuais acerca da área Criminal no país.
Na manhã do dia 14 ocorreu o lançamento do livro “Direito Penal a Marteladas”, escrito pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Amilton Bueno de Carvalho. O livro discute o conceito de criminalidade à luz das ideias do pensador Friedrich Nietzsche. O autor afirma que a criminalidade é um fenômeno complexo, que não deve ser levado à simplificação pelas autoridades públicas e enfatiza o fato de não haver uma solução imediata para os problemas referentes à área criminal. “Nenhuma pena humaniza. Na verdade não sabemos o que vamos fazer. Estamos vivendo um momento caótico da nossa realidade”, ratifica Amilton Bueno de Carvalho.
Um dos temas centrais abordados na palestra foi o poder, apresentado como fonte de dominação social, que por sua vez seria o cerne dos problemas criminais do país. “Mantenho uma desconfiança teórica do poder, todo poder tende ao abuso. E acredito que esta deve ser a postura de todo profissional da área criminal, desconfiar”, pontua o palestrante.
Entre as autoridades presentes estiveram o reitor da Uespi, Carlos Alberto Pereira da Silva, o desembargador Edvaldo Moura e a deputada estadual Margarete Coelho. Ao todo, o evento conta com sete painéis trazendo grandes nomes da área jurídica local e nacional como os professores Vera Regina Andrade (UFPR), Claúdio Guimarães (UFSC) e Lucas Villa (FAP/ Unino/Novafapi).