A coletiva de imprensa do UFC 199, nesta quinta-feira em Los Angeles, foi marcada por muita provocação e discussão, não só entre os protagonistas da luta principal do evento, Luke Rockhold e Michael Bisping, como também entre os arquirrivais Dominick Cruz e Urijah Faber, que fazem a co-luta principal deste sábado.
Os pesos-galos, que já se enfrentaram duas vezes no passado (com uma vitória para cada lado), mostraram que ainda há muita animosidade entre eles, mesmo depois de nove anos do primeiro combate, ainda pelo extinto WEC.
Para Cruz, no entanto, não importa o tempo que passou, Faber continua com o mesmo jogo e a mesma estratégia de luta desde o último encontro entre eles, em julho de 2011.
- Faber vai tentar ser forte e rápido e tudo o que ele pensa que é, mas vai errar muito, como qualquer cara que eu enfrento. Você erra muito, cara. Você acerta menos de 30% de todos os golpes que solta, você solta golpes mínimos, um por vez, não usa combinações, não anda para frente. Você sobreviveu àquela luta andando para trás. Dê um passo para frente, venha buscar a minha luta. Você só tem desculpas e vai ter mais uma depois que eu te derrotar.
Encarada Dominick Cruz Urijah Faber UFC 199 (Foto: Evelyn Rodrigues)
O desafiante ao título, por sua vez, não se deixou levar pelas palavras do campeão:
- É a minha vez de ser campeão há muito tempo. Eu sou um dos caras raros do esporte que, depois de 13 anos e uma carreira de sucesso no wrestling, tem se mantido no topo do esporte durante toda a sua carreira. Competi conta os melhores em diversas divisões de peso, já enfrentei caras que vão entrar pro Hall da Fama nas duas divisões, só perdi para meia dúzia de caras e todos eles têm uma história. Lutar é uma profissão muito difícil e eu sou bom nisso. Esse é o melhor que já me senti na vida. Foi o melhor camp que já tive, estou seguro, confiante, tudo está no seu devido lugar. Se você olhar para a nossa última luta, em 2011, eu bati no Dominick Cruz. Ele não me bateu. É ridículo porque, como um analista de MMA, ele só olha para as vitórias e para as derrotas. Ele publicou um vídeo com os melhores momento de sua carreira, e eu fiquei incrédulo. Esses são seus melhores momentos? Sério? Eu esconderia isso. Quer ver os meus melhores momentos? Sou eu socando a cara dele e ele tentando pontuar quedas pela metade. Eu vou destruir esse cara, vai ser uma surra!
Logo em seguida, a seguinte discussão se desenrolou:
Faber: Dominick, você lutou 21 vezes e nunca enfrentou nenhum dos caras para os quais perdi.
Cruz: E daí? Quem liga? Eu enfrentei os top 5 para manter o cinturão. É pelo cinturão que eu luta. O cinturão é o topo da divisão e você não chegou nem perto. Você perdeu todas as vezes que tentou.
Faber: Eu tenho o dobro de lutas que você tem e você continua falando das minhas derrotas. Você não enfrentou um dos caras para os quais perdi e todas as suas lutas vão para a decisão.
Cruz: Eu não enfrento os caras que você enfrenta porque eu luto contra os top 2.
Faber: Top 2? O Mizugaki é top 2?
Cruz: Eu enfrentei os top 5 em seis vitórias seguidas, enquanto você fugiu do TJ Dillashaw quando eu estava parado.
Faber: Eu sou uma pessoa leal.
Cruz: Agora você fala de lealdade, né? Quando eu estava fora por quatro anos, se você é assim tão bom, por que você não conseguiu colocar as mãos no cinturão? Quatro anos! Fiquei fora quatro anos e você não conseguiu conquistar o cinturão!
Faber: Eu estou aqui, cara!
Cruz: Onde você estava há 4 anos? Faber não dirá a verdade sobre porque não enfrentou Dillashaw antes, mas agora ele quer jogá-lo no fogo.
Faber: Quer a verdade? Eu não o enfrentaria porque o apadrinhei desde o seu início no esporte até ele vencer o título. Ele estava no meu time, eu treinava com ele todos os dias. Então, ele saiu do time, não está mais no meu time. Vê a diferença? Eu sou um cara leal, ele não é, o problema é dele. Ele não é nem meu amigo.
O Canal Combate e o Combate.com transmitem a pesagem do UFC 199 nesta sexta-feira, a partir das 19h50 (horário de Brasília). No sábado, a transmissão do UFC 199 começa às 19h50 no canal, com tempo real pelo site e vídeo das duas primeiras lutas.
UFC 199
4 de junho, em Los Angeles (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir de 23h de Brasília):
Peso-médio: Luke Rockhold x Michael Bisping
Peso-galo: Dominick Cruz x Urijah Faber
Peso-pena: Max Holloway x Ricardo Lamas
Peso-médio: Dan Henderson x Hector Lombard
CARD PRELIMINAR (a partir de 19h15 de Brasília):
Peso-pena: Brian Ortega x Clay Guida
Peso-leve: Beneil Dariush x James Vick
Peso-palha: Jessica Penne x Jessica Andrade
Peso-pena: Cole Miller x Alex Caceres
Peso-meio-médio: Sean Strickland x Tom Breese
Peso-meio-pesado: Jonathan Wilson x Henrique Frankenstein
Peso-médio: Kevin Casey x Elvis Mutapcic
Peso-leve: Polo Reyes x Dong Hyun Kim