Vinte e cinco quilos mais magra desde o fim de "Insensato coração", novela em que interpretou a presidiária Araci, Cristiana Oliveira disse à revista "Shape" não ser mais escrava dos padrões de beleza. A atriz, que fez questão de engordar para o papel na novela das 21h de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, já teve vários problemas com a balança quando era mais jovem. Hoje, aos 49 anos, no ar como Yolanda em "Salve Jorge", ela prefere esquecer as loucuras que fez pelo corpo:
- Eu já vivi muito a ditatura da beleza, da busca pelo corpo perfeito. Hoje, estou feliz com o que tenho. Percebi que não adianta fazer dietas e retirar da mesa tudo aquilo de que você gosta. Se quiser comer um prato de massa ou um prato de salada, vou devorar e ficar feliz. E, se passo do ponto ou exagero na dose, faço três dias de dieta.
À publicação, a atriz contou que os problemas começaram na adolescência. Depois de uma desilusão amorosa, aos 16 anos, ela chegou a pesar quase 100kg. Fez uma dieta e, aos 19, decidiu ser modelo:
- As produtoras me deixavam louca porque eu não passava nos trabalhos. Sofria muito e vivia à base de cigarro e café. Não dava para perder mais peso. Só se eu cortasse os ossos. Não aceitava meu corpo fora do padrão das modelos, então, sempre achava que estava gorda.
Com a gravidez de Rafaella, sua primeira filha, Cristiana relaxou. Depois, tomou remédio para emagrecer. Já na segunda gestação, conseguiu perder em apenas quatro meses os 20kg conquistados. Isso porque, segundo ela, chegou a malhar das 7h às 17h.
- Ficava obcecada pelo meu corpo e desenvolvi vigorexia. Por mais que meu abdômen estivesse trincado, não enxergava e só pensava em malhar. Não tinha vida social e meu casamento acabou - revela.