Publicada em 17 de Fevereiro de 2014 �s 13h26
Em menos de uma semana, o novo serviço de Endoscopia Digestiva alta e baixa, oferecido aos usuários pelo Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), já foi utilizado por dezenas de crianças de todo o Piauí. O exame é imprescindível para a realização de diversas cirurgias no aparelho digestivo, que trazem mais conforto e alívio.
O HILP é a primeira instituição de saúde pública do Estado a oferecer esse serviço, garantindo acesso à população através do Sistema Único de Saúde (SUS). A novidade representa uma importante conquista para a saúde pública estadual, sobretudo, para as centenas de crianças que necessitam do procedimento que, anteriormente, era realizado em clínicas particulares, conveniadas com o Governo do Estado.
Mariana Vieira, de apenas cinco anos de idade, acompanhada de sua mãe, Graciete Vieira, aguardava pelo exame há cerca de um ano. A criança sofria com fortes dores, causadas por uma hérnia. “Esse exame custa muito caro nos hospitais particulares e eu não tinha condições de pagar, por isso, sofria junto com a minha filha. Agora, só em ela saber que vai ficar curada, o sorriso é outro. Estou bem mais tranquila”, disse.
A Endoscopia Digestiva consiste num método de investigação de doenças do esôfago, estômago e intestinos através de tubos flexíveis introduzidos pela cavidade oral ou anal. A primeira chama-se Endoscopia Digestiva alta e a segunda, Colonoscopia. Esses instrumentos permitem visualizar a mucosa (revestimento interno) do tubo digestivo e realizar detalhada avaliação, assim como coletar material ou mesmo realizar pequenas cirurgias.
O Hospital Infantil Lúcido Portela recebeu investimentos do tesouro estadual no valor de R$400 mil. O novo aparelho tem capacidade para realizar até 20 exames por dia.
Outro paciente que demonstrou tranquilidade minutos antes de entrar no centro cirúrgico foi o estudante Kalwilyam Nascimento, de oito anos de idade. Cantando, caminhando de um canto para o outro, ele não segurava a ansiedade pela realização do procedimento cirúrgico de uma hérnia umbilical. Mas, para passar pela cirurgia, Kalwilyam precisava do exame de endoscopia, cuja espera já durava quatro meses.
De acordo com o gastroenterologista-pediatra José Henrique Marques, responsável pelo setor de exames de pediatria do HILP, o novo aparelho deve proporcionar mais comodidade para as famílias mais carentes do Piauí, uma vez que muitas delas, até poucos dias, teriam que realizar esses exames em outros estados.
“Ganhamos não apenas um aparelho de última geração, mas, também, mais eficiência e economia para o próprio hospital, pois exames que antes teriam que ser feitos em São Paulo, por exemplo, e demoravam cerca de 10 dias para emitir um resultado, hoje, traz todo o processo em pouco mais de dez horas, desde o exame até o procedimento cirúrgico”, disse o médico.
Crianças de todas as idades, a partir de dois quilos, poderão realizar o procedimento, que conta com equipamentos modernos e apropriados ao uso infantil. Os pacientes internados no HILP terão acesso garantido ao exame. Os que derem entrada através do ambulatório do hospital serão atendidos pelo médico, que avaliará a necessidade do procedimento e o encaminhará para a realização do exame.