Publicada em 30 de Julho de 2013 �s 15h46
Encerra, nesta quarta-feira (30), o prazo para vacinação do gado contra a febre aftosa. Os criadores têm até o dia 15 de agosto para certificar a vacina e garantir a sanidade do rebanho bovino piauiense. Nas últimas dez campanhas, os índices alcançados pelo Piauí têm sido superior a 90% de cobertura. Na segunda etapa da campanha 2012, a cobertura foi superior a 97%.
De acordo com o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), “A meta é ter aproximadamente 100% do rebanho vacinado. Esta é a meta da Adapi, do Governo do Estado e do Ministério da Agricultura para que o Piauí evolua na classificação sanitária e possa receber em breve o certificado de área livre com a aftosa”, declarou José Idílio, diretor técnico da Adapi.
O Piauí possui um rebanho de, aproximadamente, 1,7 milhão de cabeças de gado. Os cerca de 63 mil criadores de gado do estado são atendidos pela Adapi, que têm escritórios em 200 municípios.
Chegando ao estágio de área livre da aftosa, os criadores do Piauí vão poder vender seus animais em outros estados por preços melhores e a população terá carne de qualidade. “Não teremos somente um grande rebanho, mas um rebanho de alta linhagem, de qualidade”, enfatizou o governador Wilson Martins.