Em sete meses 210 homicídios foram registrados em Teresina. Durante esse tempo a violência migrou por alguns bairros, mas atingiu a todas as zonas. As regiões mais afetadas no momento são a Norte e a Sudeste. Dos sete crimes com mortes na capital, quatro ocorreram no bairro Dirceu.
Segundo a moradora Ângela Silva, a violência tem mudado a rotina de quem viver no bairro. “Eu tenho muito medo. a gente anda assombrada, pois a qualquer momento poderemos ser assaltada. ando na rua com muito medo”, contou a atendente.
A professora conceição silva relatou que a violência tem acabado até com o laser dos moradores. “Não podemos mais nem se divertir, pois todas as vezes que saímos de casa presenciamos uma morte violenta aqui na região. estamos desesperados com a situação da segurança na zona sudeste”, afirmou.
Na opinião de Dalva Macedo, especialistas em segurança, a polícia não pode ficar concentrada em uma só área e o papel dos policiais não pode ser assumido pela população. “É preciso que a gente entenda que a questão da segurança pública é uma questão dos governantes, não pode ser transferida para o setor privado como acontece. As pessoas encontram-se ilhada, tornando assim as vias como algo privado”, explicou.