Publicada em 26 de Maio de 2016 �s 11h34
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Unidade Técnica do Crédito Fundiário – PI, realizou entre os dias 23 e 25 deste mês visitas a Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Unidades Produtivas Familiares (UPF) da região do Vale do Guaribas para planejar estratégias de implantação da resolução 4.450/2015 que trata sobre a renegociação de dívidas dos beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Também participaram da ação representantes da Fetag-PI e da rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Na última segunda-feira (23) a equipe esteve no STTR de Picos para tratar sobre a resolução 4.450/2015 e visitou a UPF Bem te vi também para repassar informações sobre a renegociação de dívidas com o programa. Dando continuidade à rodada de visitas do Crédito Fundiário, na manhã da última terça-feira (24) aconteceu visita à agência do Banco do Nordeste de Picos; em seguida, a equipe foi ao STTR de Geminiano e Itainópolis. No período da tarde foram visitados o STTR de Santa Cruz do Piauí e a Unidade Produtiva Cabeceiras, no município de Wall Ferraz.
Já no dia 25, a Unidade Técnica do Crédito Fundiário – PI participou do Intercâmbio Produtivo, promovido pela Fetag-PI, em parceria com a SDR e o MDA, na Unidade Produtiva Serra Branca, município de Geminiano. O evento teve a participação de Unidades Produtivas e STTRs das cidades de Geminiano, Picos, Francisco Santos, Itainópolis, Sussuapara, Dom Expedido Lopes, Fronteira, Pio IX, Vera Mendes, São José do Piauí, Monsenhor Hipólito, Campo Grande, Alagoinha, Paulistana, Jacobina, Curral Novo e Aroeira do Itaim. Cerca de 90 trabalhadores rurais beneficiários do PNCF e agricultores familiares que pretendem fazer parte do programa no Piauí, participaram do evento, que teve como objetivo apresentar a experiência positiva da UPF Serra Branca, o qual tem como bases produtivas a suinocultura e a cajucultura. Os beneficiários do Crédito Fundiário desta UPF fizeram o financiamento da terra por meio do PNCF em 2010. No segundo ano, quitaram suas dívidas e, hoje, possuem suas escrituras.
De acordo com a diretora do Crédito Fundiário, Patrícia Vasconcelos, o beneficiários pagaram antecipadamente o PRONAF A e tiveram a oportunidade de fortalecer as atividades produtivas de sua localidade. “Lá, eles produzem linguiça caseira e suco de caju, agregando valor à produção e transformando, significativamente, a vida destas famílias”, enfatizou Patrícia Vasconcelos.
Francisco de Assis Neto é beneficiário do Crédito Fundiário do município de Geminiano e a média de sua renda mensal é de R$3.500. Ele possui 100 suínos. “Consigo meu sustento e da minha família aqui na nossa área. Não temos dificuldade de assumir nossos compromissos com a terra e com PRONAF A. Hoje com o Crédito Fundiário temos outra vida, muito melhor que antes do programa surgir em nossas vidas", enfatizou Francisco de Assis Neto.
No último dia de visitas, a diretora do Crédito Fundiário e sua equipe, ainda cumpriram agenda na região de Picos participando do Intercâmbio na UPF Serra Branca II, município de Geminiano. “É importante ressaltarmos que essa UPF foi acessada pelo PNCF e beneficia 12 famílias de agricultores familiares que com a safra do caju conseguiram liquidar o financiamento da compra da terra logo na segunda parcela”, finalizou a diretora do Crédito Fundiário – SDR.