A classificação da Bélgica para as semifinais da Copa do Mundo da Rússia também passou pelas mãos de Courtois. O gigante de 1,99 fez grande defesa no final do segundo tempo, quando o jogo já estava 2 a 1, em chute colocado de Neymar.
Ao voar e espalmar a bola, ele evitou que o jogo fosse à prorrogação. E se sentiu livre para criticar a equipe brasileira, logo depois do apito final.
– Os brasileiros já pensavam que iriam ganhar a Copa do Mundo. E lá está, os vencemos – disse o goleiro.
Courtois também comentou a defesa no chute de Neymar. E citou o que pensou ao fim do lance:
– Senti que nosso plano tático iria funcionar. Creio que fui bem nas defesas, e é uma pena o gol sofrido. Ainda restavam 20 minutos a jogar. Sobre minha última defesa, no chute de Neymar, eu disse para mim mesmo: "Ulalá".
Courtois, Miranda e Alderweireld, em jogada na área da Bélgica (Foto: Shaun Botterill/Getty Images)
Para Courtois, foi uma chance de espantar os fantasmas de um passado recente. A Bélgica vinha de eliminações para a Argentina nas quartas de final da Copa de 2014 e para País de Gales, também nas quartas de final, na Eurocopa de 2016. Desta vez, foi diferente.
– Há quatro anos, perdemos com um gol muito cedo contra a Argentina, que defendeu muito bem, e há dos anos deveríamos ter ganho. Aprendemos que o melhor sempre ganha. Hoje, jogamos com uma ideia tática muito definida – disse o goleiro.
A Bélgica enfrentará a França na terça-feira, às 15h de Brasília, em São Petersburgo.