O Corpo de Bombeiros informou que está fazendo vistorias em prédios após o abalo sísmico sentido em Teresina nesta terça-feira (3). O tremor foi registrado na cidade de Belágua, no Maranhão, com intensidade de 4,7° na escala Richter e se fez sentir por várias cidades do interior maranhense e também do Piauí. A promessa é de vistorias nos prédios, mas sem prazo previsto para a conclusão.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos Frederico Mendes, informou que após o abalo sísmico técnicos estão visitando prédios para verificar as condições estruturais.
“Há a verificação in loco dos edifícios. Já temos engenheiros distribuídos pelo centro administrativo, centro da cidade e hospitais públicos executando a missão. Após a vistoria executada iremos nos pronunciar a respeito da segurança”, disse o comandante. Nenhum prazo foi informado para a apresentação dos resultados.
Ainda de acordo com o comandante, nenhuma avaria foi informada ao Corpo de Bombeiros. “Não temos nenhuma informação oficial de alguma avaria nos prédios públicos e particulares. Também não temos informações de feridos. É uma situação nova e a evaculação é natural para elevar o nível de segurança”, falou o Coronel Carlos Frederico Mendes. O comandante dos bombeiros enfatizou que as vistorias vão fornecer maiores informações.
O chefe da Defesa Civil estadual, Vitorino Tavares, disse que todas as medidas de segurança foram tomadas, mas confirmou que não possui margem de segurança para dizer que não haverá outro tremor.
O governo se manifestou através de nota oficial recomendando que edifícios mais antigos e de maior elevação permaneçam temporariamente desocupados até informações posteriores. Também foi sugerido que edifícios residenciais e comerciais privados requisitem uma visita técnica de um engenheiro ou solicite apoio da Defesa Civil.