Publicada em 21 de Abril de 2015 �s 18h43
No feriado de 21 de abril, data que se homenageia “Tiradentes” herói da Republica e patrono da Policia Militar do Piauí, como parte das comemorações foi realizada uma solenidade no Quartel do Comando Geral, no bairro Ilhotas. Na oportunidade, os policiais que morreram em serviço, e o Coronel Francisco Prado, falecido na segunda-feira (20), foram homenageados com um minuto de silencio. O clima foi de emoção para os familiares, amigos e toda a corporação da Policia Militar do Piauí.
O cabo Hélio Cunha e o soldado Francisco das Chagas Nunes, receberam promoção póstuma, respectivamente, a terceiro sargento e cabo da PM e seus familiares receberam as homenagens. A mãe do Cabo C. Nunes afirma que o momento é de tristeza e comoção. "Quando ele disse que iria ser policial, todos ficamos muito felizes , ele morreu na profissão que tanto amava", afirma Maria Nunes da Cruz.
De acordo com o Governador Wellington Dias, essa é uma forma do Governo do Estado do Piauí reconhecer os policiais mortos. “Nada do que façamos vai trazer-los de volta, no entanto é uma justa e merecida homenagem” disse.
O comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto, ressaltou a importância do trabalho de cada homem e de cada mulher que compõe a corporação para garantir o bem estar da população. E aproveitou para homenagear o Coronel Prado, ex-comandante da Polícia Militar. "Um oficial combatente e um dos mais destacados que a Polícia Militar teve nos seus quadros. Um batalhador na causa da segurança pública", destacou o coronel. E encerrou o discurso com a saudação tantas vezes repetidas por Prado: "Avante, Polícia Militar!! ".
O Governador Welligton Dias também destacou a trajetória do Coronel Prado, por ter entrado na história do Piauí. “Ele foi responsável por virar uma página na nossa historia, quando o Piauí ainda vivia a pistolagem, a matança por encomenda. Viramos essa página e graças a sua ação conseguimos passar 1 ano sem nenhum assalto a banco e em 2011 tivemos o menor indicador de violência do Brasil. Vamos trabalhar para voltarmos a este patamar” disse.
Na solenidade, houve entrega de medalhas por tempo de serviço para policiais militares que possuem 10, 20 e 30 anos de atividade policial, promoção de oficiais e ainda o ato de entrega de viaturas da PM para diversas cidades do interior do estado