O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) emitiu uma nota de repúdio após a enfermeira Laurimary Caminha, que é conselheira do órgão, ser baleada ao atender uma vítima de tiros em Teresina, na noite de sábado (15). Além dela, o motorista da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi ferido e o médico teve que dirigir o veículo até o hospital.
O Coren-PI classificou o ocorrido como um "ato de covardia extrema" que mostra o risco ao qual os profissionais da enfermagem são expostos diariamente. O conselho afirmou que há pouca ou nenhuma segurança para garantir a integridade dos profissionais durante o exercício de suas funções.
"É inadmissível que ainda tenhamos que nos deparar com casos como esse enquanto desempenhamos nossas atividades", diz a nota.
O órgão disse ainda que acompanha o desenrolar do incidente, adotando as medidas cabíveis, mas não informou que medidas seriam essas. Por fim, o Coren-PI prestou solidariedade à enfermeira e repudiou veementemente todo e qualquer ato de violência contra profissionais de enfermagem.
Leia a íntegra da nota do Coren-PI ao fim da reportagem.
Como aconteceu
Ao g1, uma atendente do Samu relatou que eles foram acionados para socorrer uma vítima de tiros e a equipe que foi fazer o atendimento acabou sendo alvo de disparos também.
Os profissionais estavam colocando a vítima na prancha socorrista, quando passou uma moto e criminosos atiraram quatro vezes em direção a eles.
O motorista, identificado apenas como Anderson, sofreu uma fratura exposta na perna e a enfermeira Laurimary Caminha também foi atingida na perna.
A equipe conseguiu socorrer a vítima e deixar o local com o médio conduzindo a ambulância até o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
O motorista foi encaminhado para o centro cirúrgico para tratar da lesão, passou por cirurgia e está bem. A enfermeira foi transferida para um hospital particular, onde passou por avaliação médica.
Ambos não correm risco de morte. O paciente está em estado grave, mas não foram divulgados detalhes sobre a situação dele.
A Polícia Militar do Piauí foi acionada e realizou rondas na região, para tentar prender suspeitos. Contudo, nenhum suspeito foi preso ou identificado até o momento. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Em nota, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) lamentou o ocorrido e afirmou que está prestando todo o socorro a enfermeira e ao condutor da ambulância. Leia a íntegra abaixo:
Nota da FMS
A Fundação Municipal de Saúde lamenta o ocorrido agora à noite (15) com dois profissionais do SAMU Teresina que prestavam socorro a uma vítima no bairro Vamos Ver o Sol. A FMS está prestando todo o socorro a enfermeira e ao condutor da ambulância. Eles foram baleados quando estavam fazendo uma remoção e o carro foi dirigido pelo médico da equipe que levou as vítimas para o Hospital de Urgência de Teresina-HUT.
A enfermeira foi transferida para um hospital particular e está passando por avaliação médica. O motorista fez cirurgia no HUT e passa bem.
Nota do Coren-PI
O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) informa que a conselheira Enfª Laurimary Caminha foi vítima de um disparo de arma de fogo durante o exercício de sua profissão, em ocorrência realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na noite deste sábado, 15 de julho de 2023.
Ato de covardia extrema, o episódio evidencia o risco ao qual profissionais de Enfermagem são expostos diariamente, com pouca ou nenhuma segurança durante o horário de trabalho. É inadmissível que ainda tenhamos que nos deparar com casos como esse enquanto desempenhamos nossas atividades.
Estamos acompanhando o desenrolar deste lamentável incidente, com a adoção das medidas cabíveis. À Drª Laurimary, o nosso apoio, solidariedade e orações pelo restabelecimento de sua saúde.
Todo e qualquer ato de violência contra profissionais de Enfermagem são veementemente repudiados por esta autarquia federal. O Coren-PI reafirma o seu compromisso de proteger a boa prática de Enfermagem e o direito à Saúde do cidadão, bem como de garantir a segurança dos profissionais e da população assistida.