A palestra “Diálogos Sobre os Sistemas PMPI Mobile e Monitoramento Eletrônico” foi realizada, nesta sexta-feira (13), na sede do Ministério Público do Estado. A iniciativa teve o objetivo de apresentar as funcionalidades do sistema de monitoramento eletrônico desenvolvido pelo Setor de Monitoramento da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
A gerente de Monitoramento da Sejus e umas das palestrantes, Paula Barbosa, explica que o evento tem o intuito de contribuir para que o Poder Judiciário obtenha mais conhecimentos sobre as informações que analisam. “É para que o Ministério Público entenda realmente como funciona essa ferramenta e de que forma pode auxiliá-los nos processos”, diz.
Durante a palestra, o coordenador de Monitoramento da Sejus, Valter Queiroz, esclareceu dúvidas e desmistificou alguns pontos sobre o uso da tornozeleira eletrônica. “Explanamos os benefícios do sistema de monitoração e apresentamos todas as funcionalidades, inclusive nos casos em que acontece violação da medida”, afirma.
A promotora de justiça do Ministério Público, Luana Azeredo, conta que os esclarecimentos serão fundamentais para o exercício da atuação jurídica. “Irá otimizar as atividades relativas à segurança pública e atuações criminais. A parceria do Ministério Público com a Secretaria de Justiça é próspera e só tem a render bons frutos”, conclui.
Segundo o Setor de Monitoramento da Secretaria de Justiça, atualmente, cerca de 500 pessoas são monitoradas em todo o estado.