Publicada em 24 de Fevereiro de 2013 �s 16h38
O coordenador da juventude, Plínio Dumont visitou nos dias 22 e 23 de fevereiro os municípios do Estado do Piauí, Valença, Oeiras, Campinas do Piauí e Cajazeiras para articular e mobilizar os principais projetos desta pasta.
O gestor deu inicio às visitas na sexta-feira (22), no município de Valença, onde dialogou com a gerente regional da Gerencia Regional de Educação (GREA), Walmarya Moura para firmar uma parceria para a realização do projeto Falando Sobre Mim.
Durante o encontro foi apresentada a metodologia do projeto, que tem o objetivo de realizar um bate-papo interativo entre os jovens de escolas públicas e particulares sobre sexualidade, violência juvenil, identidade negra, combate ao crack e outras drogas, dentre outros. Para a gerente de educação, Walmarya Moura essa é uma iniciativa importante do Governado do Estado do Piauí. “A cidade de Valença precisa de projetos como esse e estou à disposição para ajudar na realização do projeto, assim como contribuir com ideias para que o projeto seja um sucesso no município”, ressalta.
Ainda durante as visitas, o coordenador e sua equipe técnica seguiram para a cidade de Oeiras, onde teve uma conversa com o secretário de Juventude, Nestor Junior, sobre a realização do projeto Caravana da Juventude Quilombola, além da implantação do projeto Casas de Juventude.
De acordo com Plínio Dumont esses encontros aconteceram num momento de mudanças de gestão de prefeitos e secretariado dos municípios. “ Esses encontros celebraram o comprometimento do município com o Governo do Estado, para firmarem políticas públicas efetivas para o jovem na sua cidade de origem. Estamos, enquanto Governo, fazendo esse contato mais de perto para dar esclarecimentos, principalmente para os municípios que procuram a Coordenadoria Estadual da Juventude, solicitando ações efetivas para os jovens de suas cidades, afirma.
Na noite de sexta-feira, o gestor seguiu para o município de Campinas do Piauí, onde participou de um encontro com os quilombolas da comunidade de Salinas do Piauí. Durante o encontro foi discutida a realização do projeto Caravana da Juventude Quilombola, que engloba oficinas e palestras voltadas para esse segmento.
Durante o encontro, o coordenador apresentou o vídeo da Caravana da Juventude Quilombola, do município de Isaías Coelho, que destacou as potencialidades das comunidades negras daquele local. Os quilombos da comunidade de Salinas do Piauí ficaram maravilhados com o projeto e esperam, ansiosos, a realização da Caravana na comunidade.
Dando continuidade às visitas, o gestor visitou na manhã deste sábado (23), a cidade de Cajazeiras, onde conversou com autoridades locais e representantes da sociedade civil organizada. Durante a reunião, a secretária de Juventude ressaltou que a lei que institui a o Conselho de Juventude do município já foi criada eisso faz com que a cidade de Cajazeiras possa ser contemplada com o projeto Casas de Juventude, já que um dos indicativos para garantir esse projeto.
Na tarde de sábado, o coordenador, retornou para a cidade de Oeiras, onde conversou com representantes do poder público sobre os projetos sociais da Cojuv , assim como a implantação das Casas de Juventude.
Articulação da Batalha do Mocha
O Coordenador da Juventude participou na tarde de sábado (23) de uma reunião com os representantes dos grupos de hip hop, da cidade de Oeiras, onde discutiram a realização de uma Batalha de Hip Hop, intitulada de Batalha do Mocha, que retrata uma das potencialidades da região, o riacho do Mocha.
No encontro, os jovens que compõem o grupo solicitaram apoio para realização do evento. Na ocasião, ficou decidido que a Cojuv vai apoiar o evento e vai somar forças com o poder público do município para estruturar um evento de hip hop, com qualidade e com estrutura adequada.
Para o jovem Francisco Santigo, essa inciativa é muito importante para esse segmento, pois ações como essas contribuem para uma maior integração dos jovens que participam de movimentos do hip hop. “Queremos mobilizar os grupos de hip hop das regiões vizinhas, pois acreditamos que, juntos, iremos realizar um grande evento na cidade.