Publicada em 05 de Maio de 2012 �s 16h16
O prefeito Elmano Férrer participou neste sábado (5) do lançamento do livro Piauí: Obras que Desafiam, de autoria do engenheiro e escritor piauiense Cid de Castro Dias. No livro o autor faz uma radiografia crítica sobre obras estratégicas para o desenvolvimento econômico do Estado.
Durante o lançamento, o o autor discorreu sobre uma dos temas abordados no livro: a questão do crontrole das cheias em Teresina, cuja solução, ele detalha no livro, é a construção de uma barragem no trecho do rio Poti que corta o município de Juazeiro do Piauí. "Esse é um tema de maior importância para a capital do Piauí, pois a cidade não suporta mais conviver com as inundações que acontecem periodicamente", enfatiza, destacando que a construção da barragem já está sendo articulada e deverá ser financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
No livro o leitor encontrará informações técnicas sobre obras projetadas, paradas e em andamento no Piauí. A obra também fala sobre o Porto Seco, da Transnordestina, as eclusas de Boa Esperança, dentre outras obras importantes. "Este trabalho tem como objetivo disponibilizar dados técnicos sobre obras que, por pouco divulgadas, não chegam ao conhecimento público", frisa.
Cid é um engenheiro que ao longo dos anos tem se dedicado ao estudo de obras de grande envergadura e que, por isso, são importantes e necessárias para o progresso econômico e estrutural do Piauí. Além de fazer um estudo minucioso dos projetos, ele ainda aponta soluções práticas para àquelas obras que têm algum problema que impeça sua conclusão.
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, Cid de Castro Dias tem uma vasta experiência nos quadros da Secretaria de Obras Públicas do Estado do Piauí. Funcionário de carreira, hoje aposentado, exerceu o cargo de engenheiro fiscal das obras do Estádio Alberto Silva. Ainda foi titular da Secretaria Extraordinária de Projetos Estruturantes da Prefeitura de Teresina. Ele é escrito e autor de outras obras ligadas à historiografia piauiense. São elas: Os Caminhos do Rio Parnaíba; Piauí - Projetos Estruturantes; e Piauí das origens à nova Capital. Cid também tem se destacado como ambientalista com palestras que abordam a exploração dos recursos naturais do Piauí.