Publicada em 22 de Julho de 2015 �s 12h25
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informou, na segunda-feira (20), a decisão de tornar obrigatória a utilização do simulador de direção veicular nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). De acordo com o diretor de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Venâncio Cardoso, as autoescolas terão até o dia 31 de dezembro deste ano para se adequarem à norma.
A determinação vale apenas para os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com classificação na categoria B. "O candidato fará 20 horas/aula no carro e 5 horas/aula no simulador, completando as 25 horas da carga horária", afirma Venâncio Cardoso.
O diretor de habilitações acredita que a resolução não deve resultar no aumento dos custos para à obtenção da CNH. "Um simulador custa cerca de R$ 40 mil, mas as autoescolas podem se unir e comprar o mesmo simulador para que a aula prática seja feita por várias autoescolas. Outro ponto é que a carga horária vai permanecer a mesma, ou seja, as cinco horas que deverão ser feitas no simulador, o candidato vai deixar de fazer no veículo, dessa forma elas terão uma economia no pagamento do instrutor e o combustível", explica o gestor.
Para Venâncio Cardoso, o simulador vai auxiliar na formação de melhores condutores. "Diversos estudos apontam que o uso do simulador possui um excelente caráter pedagógico para formação do condutor. É importante que o Detran incentive e fiscalize ações como essa, que visam formar um bom condutor, consequentemente, melhorando o trânsito.", ressalta.