O Consórcio Teresina Ambiental, responsável pela coleta de lixo da capital, retomou suas atividades nesta segunda-feira (15). Segundo a Prefeitura, a empresa havia paralisado as atividades. O lixo se acumulava pelas ruas da capital desde a última quinta-feira (11). O g1 tentou entrar em contato com a empresa responsável para saber porque o serviço foi paralisado, mas não obteve resposta.
Segundo Islanilton Gomes, gerente de serviços urbanos da Saad Sul, os trabalhadores vão iniciar pelos pontos mais criticos, como os mercados municipais, avenidas principais e a coleta domiciliar.
Jônatas Miranda, presidente do sindicato que organiza os trabalhadores do setor (Seeacep), disse que as empresas do CTA passaram a bloquear o acesso aos caminhões na quinta-feira (11), impedindo que o trabalho fosse realizado. A Prefeitura havia decidido contratar veículos alternativos de forma emergencial, mas o serviço foi retomado antes que isso acontecesse.
Durante o final de semana, fortes chuvas arrastaram o lixo pelas ruas da capital e entupiu bueiros em alguns pontos da cidade. Muito lixo foi arrastado pelas ruas e chegou a deixar algumas vias parcialmente obstruídas na manhã deste domingo (14).
Na capital, a região Sul foi a mais afetada, com registros de estragos, principalmente, na Vila Irmã Dulce e nos bairros São Pedro, Cidade Nova e Monte Castelo.