Publicada em 04 de Maio de 2012 �s 11h46
O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Piauí foi empossado, nessa quinta-feira (3,) no Palácio de Karnak. Estiveram presentes o governador Wilson Martins, a coordenadora de Enfrentamento às Drogas, Zita Vilar. Além deles, deputados, vereadores e representantes de órgãos que se articulam no combate ao uso e abuso de drogas presenciaram a solenidade.
Em 2011, Wilson Martins criou a Câmara de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, tornando-se uma referência para todo o Estado na prevenção ao uso de entorpecentes. Com a grande mobilização e articulação conseguida através da Câmara foi necessário criar uma coordenadoria para operacionalizar as políticas públicas sobre drogas. Em novembro do mesmo ano deu-se origem à Coordenaria de Enfrentamento às Drogas.
A coordenadora Zita Vilar destacou que “através dos investimentos do Governo conseguimos implantar desde o ano passado (2011), nas comunidades terapêuticas do Estado mais de 80 vagas para atender dependentes químicos.” O tratamento também vem sendo dado pelo Hospital do Mocambinho. Para o ano de 2012, o Governo está dando suporte a vários planos de ações no que diz respeito à capacitação de profissionais para cuidar de usuários e dependentes e na construção de casas de acolhimentos.
Para o governador Wilson Martins, os resultados desses investimentos mostram que as parcerias feitas entre a Coordenadoria e entidades estão dando certo e que serão aplicados mais recursos para combater o uso desses entorpecentes.