Publicada em 01 de Maio de 2014 �s 08h08
Facilitar e estimular o ensino e aprendizagem em outros idiomas, através de atividades práticas que integram alunos e professores no ambiente escolar. Esta foi a proposta do Projeto Quem Canta Seus Males Espanta - Cemti Talentos, promovido pelo Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) João Henrique de Almeida Sousa.
Envolvendo as disciplinas de língua inglesa e espanhola, a iniciativa mobilizou todos os 342 estudantes atendidos na escola para participar do evento, realizado na tarde dessa quarta-feira (30), onde os alunos cantaram músicas nos idiomas propostos, após uma pesquisa feita sobre a tradução e significado das mesmas.
“Esse projeto envolve teatro, dança e música e isso tem-nos ajudado muito. Com ele, nós ganhamos um reforço nas nossas habilidades no que diz respeito ao improviso e também nos ajuda a perder a timidez, o que contribui muito na apresentação de seminários”, pontuou o aluno do 2º ano, Jorge Nael.
De acordo com a professora Francineide Martins, o Projeto surgiu com a proposta de fazer os alunos adquirirem conhecimentos através de algo que fosse do gosto comum, no caso, a música foi o tema escolhido.
“Nosso objetivo é que os alunos, aliados às músicas que eles gostam, saibam o que elas significam, pois através delas eles podem aprender expressões idiomáticas e ampliar o vocabulário. Esse projeto também serviu para estimular os vários talentos que temos aqui no Cemti João Henrique”, frisou a professora de língua inglesa.
Como escola de Tempo Integral, o Centro possui maior jornada do que às de ensino regular. Por isso, atividades culturais e ações que colocam o estudante como protagonista de sua própria história são cada vez mais realizadas. Lá, o Programa Ensino Médio Inovador também atua de forma expressiva no apoio à execução desse tipo de projeto.
“Atividades como essa fazem com que os nossos alunos aprendam com prazer. Aqui nós buscamos aperfeiçoar o processo de aprendizagem e a música é uma forma interessante de se fazer isso”, explicou Gideão Machado, diretor do Cemti.