Publicada em 13 de Abril de 2016 �s 08h21
A vice-governadora do Piauí, Magarete Coelho; o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Piauí, Marcelo Mascarenha, e o diretor do Crédito Fundiário no Ministério do Desenvolvimento Agrário, Francisco das Chagas, o Chicão, participaram, nessa terça- feira (12), da solenidade de abertura da 2° Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Piauí, no Real Palace Hotel, no Centro de Teresina.
A vice-governadora Margarete Coelho ressaltou que o evento é realizado após conferências nos 11 territórios. “Agora vamos tratar das propostas que serão levadas para a Conferência Nacional, afim de que estas políticas públicas para a agricultura familiar para a extensão rural sejam as melhores possíveis”, destacou Margarete.
O painel sobre Agroecologia e Alimentos Saudáveis, tema da conferência, foi realizado pela manhã e iniciou com palestra ministrada pelo agricultor familiar Raimundo Rego, da cidade de Esperantina. Ele falou sobre os perigos dos agrotóxicos envolvendo danos ambientais, sociais e culturais a da soberania alimentar de comer suficiente e com qualidade. “Esta conferência nos enriquece de conhecimento e esperança”, ressaltou o agricultor.
A diretora de Articulação Comunitária, Liz Meireles, lembrou que a conferência foi uma iniciativa do MDA e tem como objetivo principal discutir a prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural extremamente necessária no campo. “Temos que definir como fortalecer os serviços, quais as estratégias que os governos estadual e federal podem adotar e, mais ainda, como está a formação dos nossos profissionais de ATER e o que pode ser melhorado” completou Liz Meireles.
Uma avaliação sobre a implementação de ações definidas pela política nacional, ações para promover a universalização da assistência e a constituição de uma rede estadual de ATER que tem como meta acompanhar a qualificação das ações, também são atividades programadas para os dias do evento. O resultado do encontro servirá de base para a elaboração do Plano Estadual de ATER.
O secretário Francisco Limma pontuou que foi graças ás mudanças que ocorrem nos últimos anos, em relação aos hábitos alimentares, garantia de alimentação e cuidados com a saúde devido às políticas públicas adotadas pelo governo federal, que 40 milhões de brasileiros deixaram de passar fome O PAA, mais conhecido como Compra Direta, só este ano já adquiriu 13 mil toneladas de alimentos da agricultura familiar para pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar”, citou Limma
O gestor disse ainda que agora é o momento de trabalhar um modelo tecnológico de ATER que permita não só incluir alimentos de qualidade, alimentos orgânicos, saudáveis. “O desafio dessa conferência é aprofundar as propostas levantadas nos 11 encontros que reuniram pelo menos mil pessoas em cada município, com expectativas de ser o encontro mais produtivo e com o melhor nível de debate, ressaltou o secretário da SDR.
Na parte da tarde, os grupos formados por delegados discutiram temas como gestão, financiamento e participação social; Políticas Públicas para agricultura familiar e Formação e construção de conhecimento na ATER. Também foram escolhidas 12 propostas que serão apresentadas nesta quarta-feira (13), em uma plenária final, quando serão votadas 30 propostas para serem encaminhadas para Conferência Nacional de ATER, que será realizada entre os dias 31 de maio e 3 de junho, em Brasília.
Nesta quarta-feira, também serão eleitos 22 delegados que vão representar o Piauí na conferência nacional.